Publicado em 1 Set. 2023 às 10:47, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)
A 21.ª edição do festival de cinema documental terá lugar entre 19 e 29 de outubro.
O Doclisboa anunciou os primeiros títulos confirmados da vigésima primeira edição que terá lugar entre 19 e 29 de outubro: cinco filmes da secção Heart Beat e cinco filmes da secção Da Terra à Lua que abordam temas da dança, à literatura, à música e aos prazeres do palato.
Luís Ospina, realizador que, em 2018, mereceu uma retrospetiva no festival, tendo sido homenageado no ano seguinte, é o objeto de "Ospina Cali Colombia", de Jorge de Carvalho, focado num encontro em Lisboa em que o realizador fala da sua vida e do seu prolífico trabalho. Passará na secção Heart Beat e terá o contraponto perfeito no filme póstumo de Ospina, "Silent Witnesses", uma colagem cinematográfica que conta a história do cinema mudo colombiano na primeira metade do Século XX a partir do material sobrevivente da época.
Na mesma secção, "Joan Baez I Am Noise" (de Karen O"Connor, Maeve O'Boyle e Miri Navaski), exibe um retrato pessoal da cantora Joan Baez filmado na sua última digressão e que recupera documentos do seu extenso e precioso arquivo. "Nôs Dança", de Rui Lopes da Silva, viaja com o bailarino e coreógrafo António Tavares às ilhas de Cabo Verde, à medida que descobre – pela mão de outros bailarinos e de pessoas que guardam histórias e saberes – as danças espalhadas pelo arquipélago, dos ritmos tradicionais aos estilos contemporâneos.
Em "Creature", Asif Kapadia reinterpreta uma coreografia de Akram Khan e junta-lhe uma conversa fascinante entre dois criadores.
"Nam June Paik: Moon is the Oldest TV", de Amanda Kim, conta como o mais célebre artista coreano e pioneiro da videoarte, se tornou famoso em Nova Iorque, e como previu o futuro em que "cada um terá o seu próprio canal de TV".
Na secção Da Terra à Lua vai estar "An Owl, A Garden & The Writer", a visão íntima da realizadora Sara Dolotadabi sobre o seu pai, o escritor iraniano Mahmoud Dowlatabadi – autor da mais longa narrativa escrita em língua persa.
"A Câmara", de Cristiane Bernardes e Tiago Aragão, terá estreia mundial no Doclisboa e segue as mulheres eleitas em diferentes espectros políticos, que exerceram cargo na Câmara dos Deputados durante o último ano do governo de Jair Bolsonaro.
"L'amitié", de Alain Cavalier, mostra com nostalgia, mas sem sentimentalidade, os laços indeléveis que o ligam àqueles que sabem consigo partilhar o espaço, quer seja à frente ou atrás das câmaras.
À seleção de filmes confirmados junta-se ainda o último de Frederick Wiseman, "Menus Plaisirs - Les Troigros", durante a passagem do afamado restaurante à mais nova geração da família.