Cartaz de cinema

Anunciados os primeiros destaques do Lisbon & Sintra Film Festival 2018

Publicado em 17 Set. 2018 às 19:35, por Samuel Andrade, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Português, Festivais de cinema)

Anunciados os primeiros destaques do Lisbon & Sintra Film Festival 2018

David Lynch e Paul Schrader serão alguns dos realizadores homenageados.

Foram anunciadas hoje, em conferência de imprensa, as primeiras novidades da programação da 12ª edição do Lisbon & Sintra Film Festival (LEFFEST), que decorrerá de 16 a 25 de novembro, nas duas localidades.

Entre os vários destaques para este ano, o primeiro realce vai para a homenagem a David Lynch. Ainda não é certo se o realizador norte-americano, que já fora homenageado pelo LEFFEST em 2007, estará em Portugal, contudo o Festival vai apresentar um programa multidisciplinar intitulado "Waiting for Mr. Lynch", que incluirá uma retrospetiva do seu trabalho para Cinema e TV, uma exposição de fotografia e a apresentação do livro biográfico "A Room to Dream".

Para além de David Lynch, o LEFFEST 2018 prestará homenagens aos cineastas João Botelho (realizador de "Peregrinação", o candidato de Portugal ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro), Mike Leigh (será apresentado "Peterloo", o seu trabalho mais recente e exibido no último Festival de Veneza) e Paul Schrader (o realizador do aclamado "No Coração da Escuridão").

Na Competição Oficial, já foram anunciadas as presenças de "A Portuguesa" (Rita Azevedo Gomes), "L'homme fidèle" (de Louis Garrel) e "Vox Lux" (de Brady Corbet, com Natalie Portman no principal papel).

De realçar, por fim, alguns dos títulos que compõem a secção Fora de Competição do LEFFEST 2018: "High Life", de Claire Denis, com Robert Pattinson e Juliette Binoche; "Loro 1" e "Loro 2", o novo projeto do realizador italiano Paolo Sorrentino, inspirado na vida de Silvio Berlusconi; "Shoplifters", de Kore-eda Hirokazu, vencedor da Palma de Ouro no último Festival de Cannes; e "The Sisters Brothers", western realizado pelo cineasta francês Jacques Audiard.

A programação completa, e todas as novidades do Festival, podem ser consultadas no site do LEFFEST.