Publicado em 27 Jun. 2023 às 20:08, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Europeu)
Cinco novos projetos de longas-metragens foram dados a conhecer na sequência do anúncio de apoio à coprodução por parte da Arte France Cinéma.
A escolha recaiu em obras de Bruno Podalydès, Lucile Hadzihalilovic, Nadav Lapid, Andrea Arnold e Louise Hémon.
"La Petite vadrouille", comédia do argumentista, realizador e ator francês Bruno Podalydès termina as filmagens no final de junho.
Daniel Auteuil, Sandrine Kiberlain, Denis Podalydès constam do elenco que vai interpretar a história de Justine, do marido Albin e do respetivo círculo de amigos. Apostados em descobrir uma solução para os seus problemas financeiros organizam um falso cruzeiro romântico para Franck, um homem rico interessado em seduzir uma mulher. O problema surge quando Franck decide convidar Justine.
Lucile Hadzihalilovic, vencedora do prémio de melhor filme no Festival de San Sebastián em 2021, com "Earwig", prepara agora "La Tour de glace", com Marion Cotillard.
A rodagem decorrerá entre janeiro e fevereiro de 2024 entre a França e a Alemanha.
Passado nos anos 70, segue a viagem de Jeanne, orfã de 15 anos, que da sua aldeia nas montanhas sonha descobrir o mundo. Foge em direção a Paris onde encontra refúgio num barracão. De manhã, aparece-lhe a deslumbrante Rainha da Neve. O barracão revela-se um estúdio de cinema onde está a ser realizado um filme adaptado do conto de fadas. Cristina, a estrela que interpreta a Rainha, domina o local. Fascinada por esta mulher cruel com um charme perturbador, ao mesmo tempo poderosa e vulnerável, Jeanne torna-se a sua protegida e confidente enquanto a armadilha se fecha em seu redor.
Depois do Prémio Especial do Júri no Festival de Locarno, em 2011, com a sua primeira longa-metragem, "Policeman", do Urso de Ouro para melhor filme no 69.º Festival de Berlim, em fevereiro de 2019, graças a "Sinónimos", e do prémio especial do júri na competição principal em Cannes 2021 com "O Joelho de Ahed", o israelita Nadav Lapid prepara-se para filmar "Oui", entre abril e junho de 2024, na região de Tel Aviv.
Sem elenco conhecido, narra a história de Y. Pianista e compositor, ganha a vida a entreter os ricos e poderosos com a sua mulher Jasmine. O casal dá tudo de si e nunca diz não. Aparentemente, a vida corre-lhes bem. Mas ninguém consegue dançar, cantar e prostituir-se todos os dias.
"Bird", da britânica Andrea Arnold, está em produção até finais de julho na zona de Kent, na Inglaterra. Após o interlúdio americano de "American Honey", sabe-se apenas que Arnold regressa a Inglaterra para continuar a filmar as margens da sociedade.
Galatea Bellugi e Matthieu Lucci apadrinham a primeira longa-metragem de ficção dirigida por Louise Hémon, intitulada "L'Engloutie". A câmara começa a rodar de janeiro a março de 2024, na região francesa dos Hautes-Alpes.
Passada em 1899, numa aldeia rodeada de neve nos planaltos de uma montanha, a história começa numa noite de tempestade quando os habitantes vêem chegar Aimée, a jovem professora laica e republicana que ficará durante o inverno para ensinar um punhado de crianças. Pouco depois, uma avalanche mata um habitante da aldeia.