Cartaz de cinema

Anunciada a programação do festival de cinema IndieJúnior

Publicado em 17 Jan. 2018 às 17:59, por , em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

Anunciada a programação do festival de cinema IndieJúnior

O cinema independente para os mais pequenos estará em exibição no Porto a partir de 30 de janeiro.

Arranca, a 30 de Janeiro, a segunda edição do IndieJúnior Allianz -Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto. Realizado em parceria com a Câmara Municipal do Porto, o evento voltará a ocupar o Teatro Municipal Rivoli, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett e o Cinema Trindade com uma proposta programática que junta cinema, oficinas, debates e outras actividades dedicadas ao público infantil e juvenil (familiar, escolar).

Até dia 4 de Fevereiro, o Porto poderá assistir a mais de 50 filmes, longas e curtas metragens, de produção recente que, cruzando os universos da animação, ficção e documentário, pretendem ser espaço primordial para a formação estético-cultural das crianças e dos jovens através da valorização do cinema enquanto experiência artística e lúdica. Uma experiência que envolve todo o universo da criança: desde o escolar, impresso nas temáticas dos filmes, em linha com os conteúdos escolares, até ao familiar, com a criação de sessões especiais de fim-de-semana para jovens dos 3 aos 90. Há ainda sessões exclusivas para escolas da área metropolitana da Invicta, que promoverão a circulação de mais de quatro mil crianças pelas salas de cinema do festival.

Ao longo de seis dias, haverá sessões de cinema pensadas para diferentes faixas etárias, assim como sessões programadas por Rui Reininho dos GNR, Ana Deus dos Três Tristes Tigres, e Carlos Tê, que, desafiados pelo festival, escolheram o mais significativo filme da sua infância.

A programação de cinema completa-se, ainda, com escolhas de alunos de três escolas portuenses. Sob a coordenação dos seus professores e com o apoio do Serviço Educativo do Rivoli, uma turmas do pré-escolar do Liceu Francês, do 9º ano Colégio Luso-Francês e do secundário da Escola Profissional Bento de Jesus Caraça escolheram filmes a serem exibidos, num exercício que pretendeu desenvolver o seu espírito crítico e capacidade de avaliação.

Fora das salas de cinema, espaço ainda para uma exposição sobre animação para cinema e oficinas que ajudam as crianças a explorarem a sua imaginação na criação de histórias e personagens, jogam com as simetrias e assimetrias da natureza ou revelam as possibilidades do uso da sombra e da luz. Em campeonatos mais sérios, um debate dedicado à reflexão sobre questões de género e identidade sexual na infância e um workshop que abre espaço a uma conversa sobre o bullying e os desafios de crescer no século XXI.

Sendo as crianças os principais júris do festival, a elas compete a eleição do Grande Prémio do Público DoctorGummy, num certame que é ainda composto por uma competição internacional de curtas e longas metragens, avaliadas pelo Júri Oficial da Competição Internacional (composto por três personalidades do meio artístico) e o Júri Escolas (composto por cinco crianças/jovens de escolas portuenses).

A programação e os horários das sessões podem ser consultados no site do IndieJúnior.