Cartaz de cinema

Anthony Bourdain: chef, autor e apresentador de TV morre aos 61 anos

Publicado em 8 Jun. 2018 às 14:53, por António Quintas, em Notícias de televisão e séries (Temas: Obituário)

Anthony Bourdain: chef, autor e apresentador de TV morre aos 61 anos

Anthony Bourdain morreu sexta-feira, aos 61 anos. A notícia foi adiantada pela CNN, canal onde o antigo chef de cozinha apresentava o programa "Parts Unknown" (Viagem ao Desconhecido) há 11 temporadas.

Bourdain encontrava-se em França para a produção de mais um episódio da série. Foi encontrado sem vida no quarto do hotel em Colmar pelo amigo, parceiro de negócios e convidado especial em muitos programas, o também chef Eric Ripert. A CNN afirma que se tratou de suicídio.

Num comunicado da CNN sobre o acontecimento pode ler-se: "É com extraordinária tristeza que podemos confirmar a morte de nosso amigo e colega, Anthony Bourdain. O seu amor por grandes aventuras, novos amigos, boa comida e bebida e pelas notáveis histórias do mundo, fizeram dele um narrador sem par. Os seus talentos nunca deixaram de nos surpreender e vamos sentir muito a sua falta. Os nossos pensamentos e orações estão com a filha e com a sua família neste momento incrivelmente difícil."

Nascido a 25 de junho de 1956, em Nova Iorque, passou a infância no estado vizinho de Nova Jersey. Em 1978 formou-se pelo Culinary Institute of America e trabalhou numa longa lista de restaurantes, dos mais formais aos menos conceituados acabando por se fixar na Brasserie Les Halles, em Manhattan, em 1998.

A deriva para a escrita começou com a publicação de dois romances de ficção "Bone in the Throat" e "Gone Bamboo", ainda na década de 90. Em 2000, provocou um pequeno escândalo e ganhou pela primeira vez notoriedade pública com um relato cru e violento dos bastidores do trabalho na restauração em "Kitchen Confidential".

Em 2002, a primeira aventura televisiva em "A Cook's Tour", para o canal Food Network. Seguiu-se "No Reservations", (2005-2012) e "The Layover" (2011-2013), para o Travel Channel. Em 2013, Bourdain muda-se para a CNN onde apresenta "Parts Unknown".

No meio, colecionou presenças como jurado nos concursos "Top Chef", e escreveu quatro episódios da série de TV "Treme", passada em Nova Orleães.

A homenagem dos Dead Combo

Graças aos açorianos de um restaurante em Massachusets, ainda era adolescente, e a José Meireles, natural de Celorico e um dos sócios do Les Halles (entretanto encerrado), Bourdain tomou gosto pela cozinha portuguesa. Esteve diversas vezes no nosso país e gravou quatro programas sobre a gastronomia nacional. Numa dessas ocasiões, conheceu os Dead Combo que ilustraram musicalmente o episódio dedicado a Lisboa.

Hoje, os músicos portugueses prestaram-lhe homenagem.