Cartaz de cinema

Antestreias e inéditos na Festa do Cinema Francês 2022

Publicado em 30 Set. 2022 às 18:31, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Europeu, Ciclos de cinema)

Antestreias e inéditos na Festa do Cinema Francês 2022

As mais recentes obras de realizadores como Louis Garrel, Arnaud Desplechin, Mia Hansen-Løve e Céline Devaux integram o ciclo de cinema que ocorre de 26 de outubro a 20 de novembro em 10 cidades portuguesas.

A Festa do Cinema Francês realiza a 23ª edição de 26 de outubro a 20 de novembro, em 10 cidades portuguesas (Lisboa, Almada, Oeiras, Coimbra, Porto, Évora, Viseu, Faro, Lagos e Funchal).

Estão programados mais de 80 filmes, 13 deles em antestreia. "Toda a Gente Gosta de Jeanne", de Céline Devaux, é o filme de abertura, a 26 de outubro, no Cinema São Jorge, numa sessão que contará com a presença da realizadora e parte do elenco. Este filme conta com a participação dos portugueses Nuno Lopes e Pedro Lacerda e a ação desenrola-se em Lisboa.

Também Arnaud Desplechin vai marcar presença em Lisboa para apresentar "Irmão e Irmã", filme que estreou na Competição Oficial do Festival de Cannes 2022 e que conta com a atriz Marion Cotillard.

"Melhores Amigas", a primeira longa-metragem de Marion Desseigne-Ravel e que esteve em competição no Queer Lisboa 2022, vai também ser exibido juntamente com "Os Passageiros da Noite", de Mikhaël Hers, com Charlotte Gainsbourg (competição oficial do Festival de Berlim 2022), cuja ação se passa em Paris nos anos 80; "A Acusação", de Yvan Attal, um drama judicial (Festival de Veneza 2021) com Ben Attal, Suzanne Jouannet e Charlotte Gainsbourg, e "Un beau matin", de Mia Hansen-Løve, que estreou na Quinzena dos Realizadores de Cannes 2022, protagonizada por Léa Seydoux.

É ainda exibido "Simone - A Viagem do Século", de Olivier Dahan, que conta a história da política francesa Simone Veil.

Há também espaço para ação e thrillers, com "Um Intruso na Cave", de Philippe Le Guay, e "Maigret e a Rapariga Morta", de Patrice Leconte, com Gérard Depardieu, um filme baseado no livro de 1954 de Georges Simenon.

Entre as comédias, apresenta-se "Champagne!", de Nicolas Vanier, onde um grupo de amigos cinquentenários se reúne para uma despedida de solteiro; "Fomos feitos um para o outro", de Pascal Elbé, com Sandrine Kiberlain e Pascal Elbé no principais papéis; "Funcionário do mês", de Jérôme Commandeur; e "Robusto", de Constance Meyer, filme de abertura da Semana da Crítica do festival de Cannes 2021, onde Gérard Depardieu é o protagonista.

Dez filmes vão ser exibidos pela primeira vez em Portugal, numa secção dedicada a filmes sem exibição em sala assegurada no nosso país.

Antoine Barraud, realizador de "Madeleine Collins", vai marcar presença em Lisboa para apresentação deste filme que teve primeira exibição no Festival de Veneza em 2021. Também a comédia "O Pátio dos Milagres", que fez parte da selecção oficial do Festival de Cannes 2022, vai contar com a presença em Lisboa dos seus realizadores, Hakim Zouhani e Carine May. Ainda dentro deste género, é apresentado "A Brigada", de Louis-Julien Petit, com Audrey Lamy, François Cluzet e Chantal Neuwirth nos principais papéis; "Os Gostos e as Cores", de Michel Leclerc, com Rebecca Marder, Félix Moati e Judith Chemla; e "À Espera de Bojangles", de Regis Roinsard, com Virginie Efira, Romain Duris e Grégory Gadebois.

Será ainda apresentado o filme "Encontro", de François Manceaux, co-produção portuguesa que conta com a participação da atriz Dalila Carmo, assim como "Frágil", de Emma Benestan, que chega à Festa depois de percorrer vários festivais internacionais, e o documentário "Mama Djombo Todo Poderoso", de Sylvain Prudhomme e Philippe Béziat, sobre o cantor guineense Malan Mané, outrora uma estrela da banda Super Mama Djombo, que vive no anonimato de um lar de imigrantes em Montreuil.

Integrando a secção CineJovem, "O Menino Nicolau – A Felicidade Não Pode Esperar", é um filme de animação que venceu o Grande Prémio do Festival de Cinema de Animação de Annecy.

Por fim, na cerimónia de encerramento da Festa, a 6 de novembro, no Cinema São Jorge, é exibido "O Inocente", com Louis Garrel como ator, realizador e argumentista.

ANTESTREIAS

Les Choses Humains

A ACUSAÇÃO (Les Choses humaines)

Yvan Attal, 2021 | Drama, Judicial | 138'

Com: Ben Attal, Suzanne Jouannet, Charlotte Gainsbourg

Um jovem é acusado de violar uma rapariga. Quem é ele e quem é ela? Ele é culpado ou inocente? Ela é uma mera vítima ou alguém dominado pelo desejo de vingança, como afirma o réu? Tanto os jovens protagonistas como os que lhes são mais próximos irão ver as suas vidas, as suas convicções e as suas certezas caírem por terra, mas... haverá uma só verdade?

CHAMPAGNE!

Nicolas Vanier, 2022 | Comédia| 103'

Com: Elsa Zylberstein, François-Xavier Demaison, Stéphane De Groodt

Jean, Patrick, Joanna, Romane e Guillaume conhecem-se há mais de 30 anos. Os seus casamentos e respetivos filhos não os conseguiram manter afastados, e neste preciso fim-de-semana, o grupo de cinquentenários reúne-se em Champagne para a despedida de solteiro de Patrick…

FOMOS FEITOS UM PARA O OUTRO (On est fait pour s'entendre)

Pascal Elbé, 2021 | Comédia, Romance | 93'

Com: Sandrine Kiberlain, Pascal Elbé, Valérie Donzelli

Embora ainda cinquentenário, Antoine descobre estar a perder a audição. Sem assumir a deficiência, este professor de história resigna-se a viver na sua bolha, mesmo que isso signifique muitos mal-entendidos com os que o cercam. O encontro com Claire, uma viúva e mãe de uma menina muda, irá levá-lo a abrir-se ao mundo.

FUNCIONÁRIO DO MÊS (Irréductible)

Jérôme Commandeur, 2022 | Comédia | 85'

Com: Jérôme Commandeur, Laetitia Dosch, Pascale Arbillot

Vincent Peltier, um tranquilo funcionário público em Limoges, é intimado a demitir-se por causa de uma redução dos efectivos, o que ele não deseja de modo algum. Uma chefia zelosa decide transferi-lo para o pior lugar do mundo para pressioná-lo a despedir-se. Envia-o então para a Gronelândia para proteger os pesquisadores de uma base científica contra ataques de ursos.

IRMÃO E IRMÃ (Frère et Sœur)

Arnaud Desplechin, 2022 | Drama  | 108'

Com: Marion Cotillard, Golshifteh Farahani, Melvil Poupaud

Um irmão e uma irmã à beira dos 50 anos... Alice é atriz, Louis foi professor e poeta. Alice odeia o irmão há mais de vinte anos, tempo ao longo do qual deixaram de se ver. Ambos serão impelidos a reencontrarem-se após a morte dos pais.

MELHORES AMIGAS (Les Meilleures)

Marion Desseigne-Ravel, 2022 | Drama, Romance | 80'

Com: Lina El Arabi, Esther Rollande, Mahia Zrouki

Paris. Nedjma, uma adolescente a viver com a mãe e irmã, passa o verão na companhia do seu bando. A sua vida é virada do avesso quando conhece Zina, membro de outro bando. São rivais em campo aberto, mas estão secretamente apaixonadas.

OS PASSAGEIROS DA NOITE (Les Passagers de la nuit)

Mikhaël Hers, 2022 | Drama | 111'

Com: Charlotte Gainsbourg, Quito Rayon Richter, Noée Abita

Paris, anos 80. Elisabeth acaba de ser abandonada pelo marido e deve assegurar o quotidiano dos seus dois adolescentes, Matthias e Judith. Ela encontra um emprego num programa de rádio noturno, onde conhece Talulah, uma garota desinteressada que acolhe sob a sua asa. Talulah descobre o calor de um lar e Matthias descobre a possibilidade de um primeiro amor, enquanto Elisabeth inventa o seu caminho, talvez pela primeira vez.

ROBUSTO (Robuste)

Constance Meyer, 2022 | Comédia dramática | 95'

Com: Gérard Depardieu, Déborah Lukumuena, Lucas Mortier

Quando o seu braço direito e único companheiro necessita ausentar-se por algumas semanas, Georges, uma antiga estrela de cinema, conhece Aïssa, a guarda-costas substituta. Entre o ator desiludido e a jovem agente de segurança, estabelece-se uma ligação única.

SIMONE - A VIAGEM DO SÉCULO (Simone, le voyage du siècle)

Olivier Dahan, 2022 | Biopic | 140'

Com:  Elsa Zylberstein, Rebecca Marder, Élodie Bouchez

O destino de Simone Veil, a sua infância, as suas lutas políticas, as suas tragédias. O retrato épico e íntimo de uma mulher com um percurso fora do comum, que abalou a sua época por defender uma mensagem humanista de arrebatadora atualidade.

TODA A GENTE GOSTA DE JEANNE (Tout le monde aime Jeanne)

Céline Devaux, 2022 | Comédia dramática | 95'

Com: Blanche Gardin, Laurent Lafitte, Maxence Tual

Toda a gente sempre gostou de Jeanne. Hoje em dia, ela odeia-se a si própria. Afundada em dívidas, tem de vir a Lisboa para vender o apartamento da mãe, falecida há um ano. No aeroporto, encontra Jean, um antigo colega de escola excêntrico e algo intrusivo.

UM INTRUSO NA CAVE (L'Homme de la cave)

Philippe Le Guay, 2021 | Thriller | 114'

Com: François Cluzet, Jérémie Renier, Bérénice Bejo

Em Paris, Simon e Helene Sandberg decidem vender uma cave no edifício onde vivem. Jacques compra a cave por 9 mil euros e paga o montante total. Duas semanas depois, o homem começa a agredir os habitantes do edifício. O casal decide cancelar a venda, mas Jacques recusa-se a sair do imóvel.

UN BEAU MATIN

Mia Hansen-Løve, 2022 | Drama, Romance | 112'

Com: Léa Seydoux, Melvil Poupaud, Nicole Garcia

Sandra, uma jovem mãe a criar sozinha a filha, faz visitas frequentes a Georg, o seu pai enfermo. Envolvida num árduo processo para convencer a família de que o internamento será a melhor solução, Sandra reencontra Clément, um amigo perdido há muito tempo...

MAIGRET E A RAPARIGA MORTA (Maigret)

Patrice Leconte, 2022 | Ação | 88'

Com: Gérard Depardieu, Jade Labeste, Mélanie Bernier

Em Paris, uma jovem em vestido de noite é encontrada morta numa praça parisiense. O Comissário Maigret irá tentar identificá-la para compreender o que lhe terá acontecido.

 

INÉDITOS

A Brigada

A BRIGADA (La Brigade)

Louis-Julien Petit, 2022 | Comédia | 97'

Com: Audrey Lamy, François Cluzet, Chantal Neuwirth

Desde pequena, Cathy sonhava gerir o seu próprio restaurante. Mas aos quarenta anos, nada aconteceu como planeado e Cathy vê-se forçada a aceitar um cargo na cantina de um lar para jovens migrantes. O seu sonho parece estar cada vez mais longe... ou não?

ENCONTRO (Encontro)

François Manceaux, 2022 | Drama | 120'

Com: Johan Heldenbergh, Dalila Carmo, Isabel Otero

Alain, um cinquentenário realizador belga, recebe um misterioso SMS. Uma fotografia surge durante escassos segundos no seu telemóvel, tempo suficiente, porém, para que reconheça Luisa, a atriz do seu filme, há sete anos inacabado, a quem Alain teve de abandonar apesar de a amar apaixonadamente. A imagem recebida domina-lhe os pensamentos e atira-o para um mundo fantástico. Convencido de que se trata de uma mensagem espiritual a encorajá-lo a rever Luisa, Alain deixa precipitadamente a sua casa em Gand, na Bélgica, partindo para Lisboa. Quando chega, descobre que Luisa está desaparecida há quatro anos. Em busca da verdade, parte à sua procura. Eis então que Maria, com quem trava conhecimento na cafeteria de um cinema, lhe oferece ajuda...

FRÁGIL (Fragile)

Emma Benestan, 2021 | Comédia, Romance | 100'

Com: Yasin Houicha, Oulaya Amamra, Raphaël Quenard

Az trabalha no cultivo de ostras em Sète. As ostras, ele conhece de cor. Abre-as às centenas. Numa delas, decide esconder um anel, para pedir a sua namorada, Jess, em casamento. Quando ela recusa a proposta, o grupo de amigos de Az  surge pronto a ajudá-lo a tirar a cabeça debaixo de água.

MADELEINE COLLINS

Antoine Barraud | 2021 | Drama | 107'

Com: Virginie Efira, Bruno Salomone, Quim Gutiérrez

Judith mantém uma vida dupla entre a Suíça e França. De um lado, Abdel, com quem cria uma menina, do outro, Melvil, com quem tem dois miúdos mais velhos. Aos poucos, o precário verniz de mentiras, segredos e reviravoltas começa perigosamente a estalar. Encurralada, Judith escolhe a fuga para a frente, dando início a uma vertiginosa escalada.

MAMA DJOMBO TODO PODEROSO (Tout-Puissant Mama Djombo)

Sylvain Prudhomme, Philippe Béziat, 2022 | Documentário | 60'

Exilado em França há 30 anos, no anonimato de um lar de imigrantes em Montreuil, o cantor Malan Mané, outrora uma estrela nos Super Mama Djombo, de repente vê a sua vida mudar quando regressa a Bissau e canta para 100 mil pessoas. A seguir, grava o álbum com que sempre sonhara.

O INOCENTE (L'Innocent)

Louis Garrel, 2022 | Comédia | 99'

Com: Roschdy Zem, Anouk Grinberg, Noémie Merlant

Abel entra em pânico quando descobre que, aos 60 anos, a mãe, Sylvie, está prestes a casar-se com um homem na prisão. Na companhia de Clemence, sua melhor amiga, Abel tudo fará para a proteger. Mas o encontro com Michel, o seu novo padrasto, oferece-lhe novas perspetivas...

O MENINO NICOLAU – A FELICIDADE NÃO PODE ESPERAR (Le Petit Nicolas - Qu'est-ce qu'on attend pour être heureux)

Amandine Fredon, Benjamin Massoubre, 2022 | Animação | 82'

Com as vozes de: Laurent Lafitte, Alain Chabat, Simon Faliu

Debruçados sobre uma grande folha em branco, algures entre Montmartre e Saint-Germain-des-Prés, Jean-Jacques Sempé e René Goscinny dão vida a um rapazinho risonho e malicioso, o pequeno Nicolau. Entre camaradagem, zangas, disputas, jogos, disparates e castigos, Nicolau vive uma infância de alegrias e aprendizagens. À medida que a narrativa avança, ele entra no estúdio dos seus criadores, interpelando-os com muito humor. Sempé e Goscinny irão então falar sobre o seu encontro e amizade, mas também sobre as suas viagens, segredos e infância.

O PÁTIO DOS MILAGRES (La Cour des miracles)

Hakim Zouhani, Carine May, 2022 | Comédia | 94'

Com: Rachida Brakni, Anaïde Rozam, Sérigne M'Baye

Diretora de uma escola primária em Seine-Saint-Denis, Zahia vê-se ameaçada perante a abertura de uma nova escola privada. Associa-se então a Marion, uma jovem professora, para criar a primeira "escola verde" dos subúrbios parisienses. Mas a resistência da equipa pedagógica não ajuda…

OS GOSTOS E AS CORES (Les Goûts et les Couleurs)

Michel Leclerc, 2022 | Comédia | 110'

Com: Rebecca Marder, Félix Moati, Judith Chemla

Márcia, uma jovem cantora apaixonada, está a gravar um álbum com Daredjane, uma figura famosa do rock dos anos 70, que morre subitamente. Para lançar o seu álbum, ela tem de convencer o herdeiro de Daredjane, Anthony, um pequeno vendedor de mercado da cidade, que nunca gostou muito da sua parente distante, quanto mais da sua música. Entre bom e mau gosto, popular e chique, sinceridade e mentira, os seus dois mundos colidem. A menos, é claro, que seja amor...

À ESPERA DE BOJANGLES (En attendant Bojangles)

Regis Roinsard, 2022 | Comédia dramática | 125'

Com: Virginie Efira, Romain Duris, Grégory Gadebois

Camille e Georges dançam constantemente ao som da sua canção preferida, Mr. Bojangles. Entre ambos, existe apenas diversão, fantasia e amigos. Até ao dia em que a mãe força Georges e o seu filho Gary a fazerem tudo para deter o inevitável, a qualquer custo.

 

CALENDÁRIO E LOCAIS DA FESTA DO CINEMA FRANCÊS 2022

Festa do Cinema Francês 2022

LISBOA

26 de outubro a 6 de novembro: Cinema São Jorge

2 a 30 de novembro: Cinemateca Portuguesa

8 a 11 de novembro: Cinema NOS Amoreiras

ALMADA

26 a 28 de outubro: Auditório Fernando Lopes-Graça

COIMBRA

26 a 29 de outubro: Teatro Académico de Gil Vicente

OEIRAS

27 a 30 de outubro: Auditório Municipal Eunice Muñoz

17 a 20 novembro: Cinema NOS

PORTO

7 a 12 de novembro: Teatro Municipal do Porto - Rivoli

10 ao 15 de novembro  - Trindade

17 a 20 de novembro - Cinema NOS Alameda

FARO

17 a 20 de novembro: Cinema NOS Fórum Algarve

VISEU

17 a 20 de novembro: Cinema NOS Fórum Viseu

ÉVORA

17 a 20 de novembro: Cinema NOS Évora Plaza

LAGOS

15, 16, 17 e 19 de novembro: Biblioteca Municipal

FUNCHAL

17 a 20 de novembro: Cinema NOS Fórum Madeira