Cartaz de cinema

"Anora" é o principal favorito aos Óscares após triunfos nos prémios dos produtores, realizadores e Critics Choice Awards

Publicado em 9 Feb. 2025 às 10:40, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Temporada de prémios, Oscars, Cinema Norte-Americano)

"Anora" é o principal favorito aos Óscares após triunfos nos prémios dos produtores, realizadores e Critics Choice Awards

A um mês da cerimónia, o filme de Sean Baker ganha força enquanto "Emilia Pérez" se afunda após a polémica em torno de Karla Sofía Gascón. Também na categoria de Melhor Filme de Animação há uma mudança de rumo, com "Robot Selvagem" a ganhar ímpeto após dominar nos Annie Awards.

O filme "Anora", realizado por Sean Baker, consolidou-se como o principal candidato aos Óscares após uma série de vitórias significativas neste fim de semana. A obra arrecadou os prémios de Melhor Filme nos Producers Guild of America Awards (PGA) e nos Critics Choice Awards, além de Sean Baker ter sido distinguido como Melhor Realizador nos Directors Guild of America Awards (DGA).

"Anora", que já havia sido galardoado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes durante o verão de 2024 recebeu seis nomeações para os Óscares, incluindo Melhor Filme, Melhor Realizador para Sean Baker, Melhor Atriz para Mikey Madison e Melhor Ator Secundário para Yura Borisov. Menos do que os principais concorrentes, "Emília Pérez" (13 nomeações), "O Brutalista" e "Wicked" (10), a ainda "Conclave" e "A Complete Unknown" (com 8 nomeações cada).

A narrativa de "Anora" centra-se numa jovem trabalhadora do sexo em Nova Iorque que casa inesperadamente com o filho de um oligarca russo, desencadeando um romance turbulento e a intervenção de um pai oligarca.

Com a cerimónia dos Óscares agendada para 2 de março, "Anora" beneficia desta trajetória ascendente na temporada de prémios e da diminuição do favoritismo de "Emilia Pérez" devido a recentes controvérsias. O filme mais nomeado enfrenta as consequências das declarações controversas proferidas pela atriz Karla Sofía Gascón nas redes sociais.

Na animação "Robot Selvagem" ganha ímpeto sobre "Flow"

Robot Selvagem / The Wild Robot (2024)

Tal como acontece na categoria principal, a corrida ao Óscar de Melhor Filme de Animação parece estar a sofrer uma reviravolta. Inicialmente, a longa-metragem independente "Flow", do cineasta lituano Gints Zilbalodis, era vista como uma das principais favoritas, mas "Robot Selvagem" parece afirmar-se nas preferências.

O filme da DreamWorks Animation conquistou nada menos do que nove prémios nos Annie Awards, incluindo Melhor Filme, um feito que, historicamente, tem peso na corrida aos Óscares.
Desde que a categoria foi introduzida nos Óscares em 2002, o vencedor dos prémios Annie ganhou o Óscar de melhor longa-metragem animada em perto de 70% das vezes.

Embora "Flow" tenha sido amplamente elogiado pela abordagem artística inovadora e narrativa contemplativa, o triunfo esmagador de "Robot Selvagem" nos Annie Awards e o seu apelo mais universal podem ser fatores decisivos na preferência dos votantes.

No mesmo fim de semana, espelhando o que aconteceu com "Anora", "Robot Selvagem" ganhou também o prémio do sindicato de produtores e o de melhor filme de animação nos Critics Choice Awards.