Cartaz de cinema

Andy Serkis embarca numa maratona de leitura de "O Hobbit"

Publicado em 7 Mai. 2020 às 11:18, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Celebridades, Bastidores)

Andy Serkis embarca numa maratona de leitura de "O Hobbit"

O ator e realizador que deu corpo ao Gollum de "O Senhor dos Anéis" vai passar 12 horas a ler o livro de J.R.R. Tolkien.

A partir da manhã das 10 da manhã da próxima sexta-feira, Andy Serkis iniciará uma sessão ininterrupta de leitura, em direto, do livro "O Hobbit", parte das histórias passadas no mundo imaginário da Terra Média, idealizado por J.R.R. Tolkien a partir do qual escreveu, também, "O Senhor dos Anéis".

O objetivo é angariar dinheiro para a associação NHS Charities Together, que congrega as instituições de apoio social do serviço nacional de saúde britânico, e para a Best Beginnings, que trabalha no apoio a crianças e famílias.

Dependendo da velocidade de leitura e da garganta de Serkis, prevê-se que a maratona de leitura termine, na melhor das hipóteses às 22h00 da mesma sexta-feira.

Se à primeira vista não sabe quem é Andy Serkis, foi ele que deu corpo e voz ao Gollum na adaptação ao cinema das obras de Tolkien por Peter Jackson.

Foi já com uma carreira estabelecida no cinema e na televisão do Reino Unido (os primeiros trabalhos datam de finais dos anos 80), que Serkis deu um passo fundamental na carreira e aceitou vestir o fato com sensores de movimento para criar o atormentado Gollum em formato digital do filme "O Senhor dos Anéis: As Duas Torres".

Tal foi a impressão deixada pelo trabalho de Serkis que o ator se especializou neste nicho de representação através de "motion capture", onde os movimentos e expressões do ator aparecem refletidos no seu avatar digital no ecrã.

Após várias aparições como Gollum, foi o gorila gigante do "King Kong" de Jackson (2005), o Caesar de "Planeta dos Macacos: A Origem" (2011) e o Capitão Haddock de "As Aventuras de Tintin - O Segredo do Licorne" (2011).

A parceria com Peter Jackson deu-lhe também acesso a outro patamar da sua carreira, o de realizador. Depois do pequeno drama "Breathe" (2017) dirigiu "Mogli: A Lenda da Selva" (2018) e tem agora em fase de pós-produção o segundo filme com o anti-herói Venom intitulado "Let There Be Carnage".