Cartaz de cinema

Andrey Zvyagintsev começa a rodar "Minotaur" em setembro

Publicado em 6 Apr. 2025 às 11:30, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar, Cinema Europeu)

Andrey Zvyagintsev começa a rodar "Minotaur" em setembro

O realizador russo exilado regressa ao cinema com um drama íntimo sobre um empresário que enfrenta problemas pessoais e profissionais na Rússia contemporânea.

O realizador russo Andrey Zvyagintsev está de regresso ao cinema com um novo projeto. Após a longa recuperação de uma grave infeção por COVID-19, o cineasta irá dirigir "Minotaur", adiando o previamente anunciado "Jupiter", que abordaria a história de um oligarca russo confrontado com o futuro da sua família.

"Minotaur" será coescrito por Zvyagintsev e Simon Liashenko. A narrativa centra-se no diretor de uma empresa russa que enfrenta a decisão de despedir os seus funcionários enquanto descobre a infidelidade da esposa. Descrito como um drama íntimo filmado no exílio, "Minotaur" enquadra-se no contexto da Rússia contemporânea, combinando elementos de fábula política, thriller policial e tragédia clássica.

A produção está agendada para setembro, em Riga, capital da Letónia, contando com o apoio da MK Productions (França), CG Cinéma (França), Forma Pro Films (Letónia) e Razor Film Produktion (Alemanha).

O processo de seleção de elenco já está em curso. Espera-se que o filme possa estrear em festivais internacionais em 2026.

Este anúncio marca o regresso de Zvyagintsev ao grande ecrã, oito anos após "Loveless - Sem Amor", centrado no colapso de uma família durante um divórcio, que conquistou o Prémio do Júri em Cannes e foi nomeado para o Óscar de Melhor Filme Internacional.

Nascido a 6 de fevereiro de 1964, em Novosibirsk, na antiga União Soviética, Zvyagintsev formou-se em teatro e trabalhou como ator antes de se dedicar à realização.

Atualmente exilado em Paris e em profundo desacordo com o regime de Putin, viu a sua carreira como cineasta adquirir projeção mundial com "O Regresso" (2003), que lhe valeu o Leão de Ouro no Festival de Veneza. Seguiram-se "The Banishment" (2007), "Elena" (2012) e "Leviatã" (2014), distinguido com o Prémio de Melhor Argumento em Cannes e a primeira nomeação para os prémios da academia norte-americana.