Cartaz de cinema

"Anatomía de un Instante": começa rodagem de minissérie sobre tentativa de golpe de estado em Espanha

Publicado em 1 Apr. 2025 às 19:49, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Primeiro olhar)

"Anatomía de un Instante": começa rodagem de minissérie sobre tentativa de golpe de estado em Espanha

A produção recria a tentativa de golpe de Estado de 1981 que quase pôs fim à jovem democracia espanhola.

"Anatomía de un Instante", minissérie em quatro episódios que retrata a tentativa de golpe de estado de 23 de fevereiro de 1981 em Espanha, começou a ser rodada em Madrid. Algumas cenas foram filmadas ao longo de três dias no Congresso dos Deputados, o local central dos eventos.

Javier Cercas, adapta ao ecrã o seu livro homónimo, com Fran Araújo e Rafael Cobos.

O guião explora as trajetórias de Adolfo Suárez, Santiago Carrillo e Manuel Gutiérrez Mellado, os únicos que recusaram obedecer à ordem de "Todos para o chão!" proferida no momento em que o Tenente Coronel da Guardia Civil Antonio Tejero entra no parlamento de pistola em punho com um grupo de soldados, aborda o momento da tentativa de golpe e termina com o julgamento dos responsáveis.

Conhecido em Espanha como "23-F", o golpe de 23 de fevereiro de 1981, foi uma tentativa fracassada de derrubar a democracia espanhola, recém-restaurada após a morte do ditador Francisco Franco em 1975. Antonio Tejero, tenente-coronel da Guarda Civil, invade o Congresso dos Deputados com um grupo de homens armados durante a votação da investidura de Leopoldo Calvo-Sotelo como novo presidente do governo, em substituição de Adolfo Suárez.

Tejero e os seus homens disparam para o ar e ordenam que os deputados se deitem no chão. Três figuras permanecem de pé, desafiando a ameaça armada: Adolfo Suárez, então presidente do governo, Manuel Gutiérrez Mellado, vice-presidente, e Santiago Carrillo, líder do Partido Comunista de Espanha. Uma cena emblemática que será um dos pontos centrais da minissérie.

Ao mesmo tempo, o general Jaime Milans del Bosch, comandante da III Região Militar em Valência, ordena a saída de tanques para as ruas e declara o estado de emergência.

Durante a madrugada, o rei Juan Carlos I, trajando uniforme militar, discursa na televisão, condena o golpe e ordena que os militares regressem aos quartéis. Sem apoio real, os golpistas acabaram por render-se na manhã seguinte. Tejero e Milans del Bosch são presos. Termina o sequestro de deputados e ministros que durou 18 horas.

O elenco principal de "Anatomía de un Instante" inclui Eduard Fernández como Santiago Carrillo, Álvaro Morte como Adolfo Suárez, Miki Esparbé como o Rei Juan Carlos I, e Manolo Solo como Manuel Gutiérrez Mellado. David Lorente interpreta Tejero.

Espera-se que a estreia ocorra ainda no próximo verão.