Cartaz de cinema

Amazon MGM Studios assume controlo criativo sobre James Bond

Publicado em 20 Feb. 2025 às 20:24, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Indústria cinematográfica, Bastidores)

Amazon MGM Studios assume controlo criativo sobre James Bond

A mudança levanta especulações sobre o futuro de 007, incluindo a escolha do próximo ator e possíveis novas abordagens para a personagem.

A franquia cinematográfica de James Bond entra numa nova era com a cedência do controlo criativo à Amazon MGM Studios, após mais de 60 anos de liderança pela família Broccoli.

Barbara Broccoli e Michael G. Wilson anunciaram que irão afastar-se da produção dos filmes do agente secreto mais famoso do mundo.

A notícia marca o fim de uma era que começou em 1962, quando Albert "Cubby" Broccoli e Harry Saltzman lançaram o primeiro filme de 007, "Dr. No". Desde então, a família Broccoli manteve um domínio rigoroso sobre a personagem. Wilson juntou-se como parceiro de produção a partir de "A View to a Kill" (007 - Alvo em Movimento) em 1985.

Barbara substituiu o pai para se juntar a Wilson como produtora em 1995 por altura de "GoldenEye". A dupla supervisionou todos os filmes de Bond desde então através da produtora Eon.

Com a saída de Michael G. Wilson, de 83 anos, e o desejo de Barbara Broccoli, de 64 anos, em focar-se noutros projetos, a responsabilidade criativa passa agora para a gigante americana Amazon.

A Amazon MGM Studios, formada após a aquisição da MGM pela Amazon em 2022, terá agora a tarefa de definir o futuro de James Bond, incluindo a escolha do próximo ator que vestirá o fato de 007. No entanto, ainda não há uma data oficial para o anúncio do sucessor de Daniel Craig, ou para o início da produção do próximo filme.

Negócio de mil milhões de dólares

Entretanto, a imprensa norte-americana avança que a Amazon de Jeff Bezos terá pago mil milhões de dólares à Eon Productions para assegurar o controlo criativo completo de James Bond. Os detalhes ainda do negócio ainda não são conhecidos.

O último lançamento cinematográfico com a personagem criada pelo escritor Ian Fleming, "Sem Tempo para Morrer", foi em 2021. O filme arrecadou cerca de 800 milhões de dólares em receitas de bilheteira a nível mundial.

Jeff Bezos, fundador da Amazon, não perdeu tempo acorreu às redes sociais para questionar os fãs sobre quem deveria ser o próximo Bond, alimentando especulações sobre possíveis candidatos. Entre os nomes mais referidos estão James Norton, Aaron Taylor-Johnson e Theo James.

Broccoli e Wilson continuarão a ser co-proprietários da franquia através da produtora Eon Productions, mas a transição sugere que a Amazon poderá explorar novas abordagens para a saga. A possibilidade de spin-offs e conteúdos exclusivos para streaming, à semelhança do que aconteceu com "Star Wars" e "O Senhor dos Anéis", já está a ser amplamente discutida.

No ano passado, a Amazon lançou o concurso "007: Road to a Million", mas a receção do público foi tímida, deixando dúvidas sobre o rumo do universo Bond no streaming.

Mike Hopkins, chefe da Prime Video e da Amazon MGM Studios, manifestou entusiasmo com a nova fase: "Estamos honrados por continuar este legado precioso e ansiosos para levar James Bond a uma nova geração de audiências em todo o mundo."