Cartaz de cinema

Alvalade Cineclube regressa ao activo em outubro

Publicado em 13 Out. 2020 às 12:19, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Ciclos de cinema)

Alvalade Cineclube regressa ao activo em outubro

O Alvalade Cineclube regressa ao activo em outubro. Suspenso desde março em virtude do contexto pandémico, o projecto de programação de cinema com a comunidade de Alvalade, em Lisboa, volta ao ecrã com uma sessão especial. A 15 de outubro, recebe dois dos filmes mais invulgares da realizadora Mercês Tomaz Gomes, "Lá Vem o Dia" e "A ilha da Boa Vida". 

Até final do ano, o Alvalade Cineclube inicia o ciclo "Lá vem o dia, lá vai a noite".

O ciclo único, de duas faces, apresenta filmes de Jim Jarmusch, Akira Kurosawa, Brillante Mendoza e Mercedes Alvarez, para mencionar alguns. Com sessões quinzenais, o projecto, de acordo com os organizadores, pretende recuperar o espaço de discussão e reflexão sobre cinema que havia desenvolvido.

A parte "diurna" da programação, em que se inserem os filmes premiados de Mercês Gomes já em outubro, recupera ainda "Lola", do filipino Brillante Mendoza e termina com o documentário "O Céu Gira", em que a espanhola Mercedes Alvarez olha para o mundo rural em desaparecimento e para a sua infância.

A "noite" instala-se em projecções dedicadas às fugas do real. Outubro acolhe "Nana" (melhor Primeira Obra em Locarno 2011), uma das personagens femininas da realizadora Valerie Massadian. Em novembro, oportunidade única para "Vencidos pela Lei", um dos primeiros filmes de Jim Jarmusch, com Tom Waits e Roberto Benigni. O final do ano é dedicado a "Sonhos", de Akira Kurosawa.

As sessões do Alvalade Cineclube são de entrada livre e gratuita. As projecções têm lugar no Centro Cívico Edmundo Pedro, em Alvalade, sempre às 21h00 (programação para maiores 12 anos), limitadas ao espaço disponível, respeitando as distâncias de segurança e sujeitas a reserva prévia.