Publicado em 22 Mai. 2023 às 20:05, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Temporada de prémios, Cinema Português)
Lua Michel e Albano Jerónimo ganharam na categoria de melhores atores.
"Alma Viva" foi escolhido como Melhor Filme na 12.ª edição dos Prémios Sophia, que decorreu domingo, 21 de maio, no Casino Estoril. O filme da realizadora Cristèle Alves Meira foi o grande vencedor da noite ao arrecadar seis prémios. A protagonistas, Lua Michel tornou-se a mais jovem a vencer o prémio de Melhor Atriz dos Sophia. Ana Padrão recebeu a estatueta para Melhor Atriz Secundária pela prestação no mesmo filme.
O prémio de Melhor Realização foi atribuído a Tiago Guedes por "Restos de Vento", que deu a Albano Jerónimo e Nuno Lopes as distinções de Melhor Ator e Melhor Ator Secundário, respetivamente.
"Um Filme em Forma de Assim" venceu as categorias de Melhor Direção de Arte, Melhor Som e ainda de Melhor Argumento Adaptado.
"Ice Merchants" de João Gonzalez foi o eleito para o prémio de Melhor Curta-Metragem de Animação.
"Cesária Évora", realizado por Ana Sofia Fonseca, foi galardoado como Melhor Documentário em Longa-Metragem, e "João Ayres, Pintor Independente", de Diogo Varela Silva, recebeu a distinção de Melhor Curta-Metragem de Documentário. O galardão de Melhor Curta-Metragem de Ficção foi atribuído a Pedro Cabeleira por "By Flávio".
"Causa Própria" ganhou a categoria de Melhor Série/Telefilme.
Na categoria de Melhor Banda Sonora Original, o distinguido foi Mário Laginha pela composição para "Campo de Sangue".
"Amar em Segredo" da autoria de Armando Teixeira, com interpretação de Carmen Santos, em "A fada do Lar", recebeu o prémio de Melhor Canção Original.
Abaixo, a lista completa de premiados.