Cartaz de cinema

"Alma Viva" é o mais nomeado nos Prémios Sophia 2023

Publicado em 20 Abr. 2023 às 11:24, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Temporada de prémios, Cinema Português)

"Alma Viva" é o mais nomeado nos Prémios Sophia 2023

A entrega dos prémios da Academia Portuguesa de Cinema está marcada para 21 de maio.

A Academia Portuguesa de Cinema (APC) revelou quarta-feira os nomeados da 12.ª edição dos Prémios Sophia. "Alma Viva", de Cristèle Alves Meira, lidera com 13 nomeações.

Seguem-se "Nunca Nada Aconteceu", de Gonçalo Galvão Teles e "Restos do Vento", de Tiago Guedes, ambos nomeados para 11 categorias e "Lobo e Cão", de Cláudia Varejão, com 7 nomeações.

Também com várias nomeações constam "Um Filme em Forma de Assim" e ainda "A Viagem de Pedro".

Nas categorias de representação surgem Albano Jerónimo (Restos do Vento), Cristovão Campos (Revolta), Filipe Duarte e Rui Morisson (ambos por "Nunca Nada Aconteceu"); Ana Cabral (Lobo e Cão), Ana Moreira (Nunca Nada Aconteceu), Isabel Abre (Restos do Vento) e Lua Michel (Alma Viva).

Os atores Inês Castel-Branco e Lourenço Ortigão e o Presidente e Vice-Presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso e Carla Chambel, revelaram a lista de nomeados para a edição de 2023 dos Prémios Sophia numa apresentação que decorreu na Sala Fernando Lopes, na Universidade Lusófona em Lisboa.

Foi também divulgada a personalidade homenageada com o próximo Prémio Sophia Carreira. Será Carlos Saboga, argumentista de referência do cinema português desde os anos 80. Trabalhou com cineastas como António-Pedro Vasconcelos, Luís Galvão Telles, Fernando Lopes, Raul Ruiz, Valéria Sarmento e Mário Barroso.

Em 2013, recebeu o Prémio Sophia para Melhor Argumento Original por "As Linhas de Wellington". Esteve ainda nomeado em 2019 para a categoria de Melhor Argumento Adaptado com "O Caderno Negro" e em 2021, na categoria de Melhor Argumento Original com "Ordem Moral".

A lista completa de nomeações pode ser consultada no site da academia.

A cerimónia de entrega dos Prémios Sophia terá lugar a 21 de maio no Casino Estoril, com transmissão na RTP2.