Cartaz de cinema

"Alma Viva" é o filme português candidato aos Óscares 2023

Publicado em 19 Set. 2022 às 13:06, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Oscars, Cinema Português)

"Alma Viva" é o filme português candidato aos Óscares 2023

O filme irá concorrer na categoria de melhor filme internacional.

O filme "Alma Viva", da realizadora Cristèle Alves Meira, será o candidato de Portugal à categoria de Melhor Filme Internacional, na 95.ª edição dos prémios da Academia Americana de Cinema.

A votação decorreu entre 1 e 18 de setembro para os cinco filmes que o comité de seleção havia previamente nomeado – "Alma Viva", "Lobo e Cão", "Mal Viver", "Restos do Vento" e "Salgueiro Maia – O Implicado" – tendo "Alma Viva" sido o filme mais votado entre os membros da Academia Portuguesa de Cinema (APC).

Na sua primeira longa-metragem, Cristèle Alves Meira filmou no norte de Portugal, na região de Vimioso, de onde a sua família é originária.

Conta a história de Salomé, uma filha de emigrantes portugueses em França que vem todos os anos passar as férias de verão com a avó, com quem tem uma forte ligação afetiva e espiritual.

Com coprodução entre a Midas Filmes, a francesa Fluxus Films e a belga Entre Chien et Loup, o filme conta com a participação de Lua Michel, Jacqueline Corado, Ana Padrão, Ester Catalão, Duarte Pina e Nuno Gil, tendo sido integralmente filmado em Portugal com uma equipa de produção maioritariamente portuguesa.

"Alma Viva" teve estreia mundial na Semana da Crítica do Festival de Cannes em 2022 e tem a estreia nacional marcada para 3 de novembro.

A 95.ª edição dos Óscares está marcada para 12 de março de 2023 em Los Angeles.