Cartaz de cinema

"Alien": todos os filmes na Disney+ em abril

Publicado em 23 Mar. 2021 às 16:59, por António Quintas, em Notícias de cinema

"Alien": todos os filmes na Disney+ em abril

Os oito filmes da saga que começou em 1979 vão ficar disponíveis ao longo do mês na plataforma de streaming.

Começou em 1979 com a viagem da Nostromo e um sinal de vida inteligente que mudaria para sempre a vida de Sigourney Weaver. Estendeu-se até 2017, numa sucessão desigual que foi perdendo fôlego e interesse, apenas parcialmente recuperado com o regresso de Ridley Scott com "Prometheus" e "Alien: Covenant". Oito longas-metragens que a Disney+ disponibiliza em três doses ao longo do mês de abril.

"Alien" (1979)

Alien

Realizador: Ridley Scott    

Elenco: Sigourney Weaver, Tom Skerritt, John Hurt, Veronica Cartwright, Harry Dean Stanton, Ian Holm, Yaphet Kotto, Helen Horton, Bolaji Badejo

Disponível a 2 de abril.

Numa região remota da galáxia, Nostromo, transporta uma carga de minério na sua viagem de regresso à Terra. A tripulação da nave - cinco homens, duas mulheres e um gato - são acordados das suas câmaras de hiperslepsia quando a Mãe, o computador de bordo, monitoriza uma estranha transmissão. De acordo com a lei, a tripulação deve investigar qualquer sinal que indique uma possível vida inteligente. O que começa como uma missão de rotina rapidamente se transforma num pesadelo de terror inimaginável quando a tripulação descobre que traz a bordo uma forma de vida extraterrestre.

"Aliens" (1986)

Aliens

Realizador: James Cameron

Elenco: Sigourney Weaver, Michael Biehn, Carrie Henn, Paul Reiser, Lance Henriksen, Bill Paxton, William Hope

Disponível a 2 de abril.

Sigourney Weaver é a estrela de "Aliens", a sequela do blockbuster Alien de 1979, ressuscitando o seu papel como Ellen Ripley (Sigourney Weaver), a única sobrevivente do encontro da nave espacial Nostromo com um extraterrestre mortífero. Desta vez, regressa ao planeta onde o pesadelo começou, com um grupo de fuzileiros fortemente armados, numa missão de salvamento de alguns colonos espaciais desaparecidos.

"Alien 3" (1992)

Alien 3

Realizador: David Fincher

Elenco: Sigourney Weaver, Charles S. Dutton, Charles Dance, Paul McGann, Brian Glover, Ralph Brown, Danny Webb

Disponível a 2 de abril.

"Alien 3" decorre num mundo que parece pertencer tanto a um passado distante, como ao futuro: uma comunidade monástica composta por criminosos violentos que são o lixo do universo. Nesta sociedade de renegados, uma mulher, Ellen Ripley (Sigourney Weaver), é encarada como uma ameaça, uma fonte de problemas, um membro de outra espécie - um extraterrestre. Alguém a temer, a não confiar, particularmente quando conta uma história incrível sobre um inimigo mortal e imparável, e expressa o seu próprio medo mais profundo: que a história possa não ter acabado.

Estamos na Fiorina 161 um planeta num distante sistema solar, numa refinaria subterrânea e uma instalação correcional. É habitado por uma comunidade de prisioneiros masculinos que ficaram para trás quando a instalação foi evacuada. Foi neste mundo dominado por homens, que Ellen Ripley se despenhou num EEV (Veículo de Evacuação de Emergência). Só que Ripley trouxe consigo outro visitante indesejável... e os habitantes de Fiorina 161 não têm tecnologia suficiente ou armas para lutar contra o ser alienígena, quando este voltar a atacar.

"Alien: Ressurreição" (1997)

Alien: Resurrection

Realizador: Jean-Pierre Jeunet

Elenco: Sigourney Weaver, Winona Ryder, Dominique Pinon, Ron Perlman, Gary Dourdan, Michael Wincott, Kim Flowers, Dan Hedaya

Disponível a 2 de abril.

O futuro, um velho inimigo, o predador perfeito, derrotado, mas não destruído... se apenas o seu instinto assassino pudesse ser reconfigurado, reformado... ressuscitado. Uma combinação profana de genética humana e alienígena é descoberta, tornada possível por uma aliança desconfortável entre um bando de contrabandistas renegados, cientistas e oficiais. Uma pessoa é familiar, uma mulher horrivelmente ligada à espécie alienígena que agora suscita tanto escrutínio. Ripley (Sigourney Weaver) está de volta, e nem tudo é o que parece. Nenhuma arrogância, ciência ou tecnologia pode controlar o destino biológico dos alienígenas, um destino que só Ripley compreende, a um nível profundamente pessoal. Para combater a ameaça alienígena, Ripley deve juntar-se aos contrabandistas, incluindo uma enigmática mecânica chamada Call (Winona Ryder), que pode ser o instrumento da sua ressurreição, ou a arma da sua destruição.

"Alien vs Predador" (2004)

Alien vs Predator

Realizador: Paul W. S. Anderson

Elenco: Sanaa Lathan, Lance Henriksen, Raoul Bova, Ewen Bremner, Colin Salmon, Tommy Flanagan, Joseph Rye, Agathe de La Boulaye, Carsten Norgaard

Disponível a 9 de abril.

A descoberta de uma antiga pirâmide enterrada sob o gelo antártico envia uma equipa de cientistas e aventureiros para o este continente. Lá, fazem uma descoberta ainda mais aterradora: duas raças alienígenas em guerra. Não importa quem ganha... nós perdemos.

Uma incrível e horrível aventura começa quando o milionário industrial Charles Bishop Weyland (Lance Henriksen) reúne uma equipa internacional de arqueólogos, cientistas e especialistas em segurança, liderados pela ambientalista e aventureira Alexa "Lex" Woods (Sanaa Lathan), para investigar uma misteriosa fonte de calor que emana das profundezas da Antártida.

O que testemunham a 2 mil pés abaixo da superfície congelada deixa-os entusiasmados no início, e depois aterroriza-os. Descobrem uma pirâmide com uma mistura de culturas. Dentro dela encontram uma matriz de câmaras tão tecnologicamente avançada que se torna óbvio que uma influência extraterrestre funciona há milhares de anos. As paredes das câmaras reconfiguram-se inesperadamente, prendendo membros da equipa e cortando a ligação aos seus colegas. Passando de câmara em câmara, a horrível verdade revela-se finalmente: os predadores têm mantido viva uma rainha alienígena cativa que põe ovos a intervalos de 100 anos. A equipa tropeçou no meio de um incrível rito de passagem - e uma guerra entre Alienígenas e Predadores.

"Alien vs Predador – Requiem" (2007)

Alien vs Predator: Requiem

Realizadores: Colin Strausse e Greg Strausse

Elenco: Reiko Aylesworth, Steven Pasquale, Shareeka Epps, John Ortiz, Johnny Lewis, Ariel Gade, Kristen Hager, Sam Trammell, Robert Joy

Disponível a 9 de abril.

Em "Aliens Vs. Predador – Requiem" as icónicas criaturas de duas das sequelas de filmes mais assustadores da história do cinema envolvem-se na batalha mais brutal de sempre – no nosso próprio quintal.

O filme de ficção científica, ação e thriller capta a magia da banda desenhada, dos livros e dos jogos de vídeo "Alien vs Predador" que desenvolveram a marca AVP – enquanto prestam homenagem à qualidade das séries que os antecederam: o trabalho embrionário de ficção científica e horror de Ridley Scott em "Alien – O Oitavo Passageiro"; a obra-prima de ação intensa de James Cameron, "Alien – O Recontro Final" e o thriller de John McTiernan sobre uma matança algures na selva, protagonizada por um guerreiro extraterrestre, "O Predador".

Ao mesmo tempo, introduz um novo e intrigante elemento: fazer com que Aliens e Predadores travem a sua batalha numa pequena cidade americana. Este filme acontece num contexto familiar: nos esgotos escuros da cidade, nas ruas inundadas pela chuva, nos edifícios de betão da central de energia, ou na maternidade de um hospital, locais que se tornam em terríveis campos de batalha, muito além dos piores pesadelos dos seus moradores.

"Prometheus" (2012)

Prometheus

Realizador: Ridley Scott

Elenco: Charlize Theron, Guy Pearce, Idris Elba, Logan Marshall-Green, Michael Fassbender, Noomi Rapace, Sean Harris

Disponível a 16 de abril.

Com "Prometheus", Ridley Scott criou uma mitologia original que remonta a elementos de "Alien", o filme original. Na história, uma equipa de exploradores descobre uma pista sobre as origens da humanidade na Terra, conduzindo-os numa emocionante viagem a bordo da nave Prometheus até aos cantos mais escuros do universo. Lá, devem travar uma batalha aterradora para salvar o futuro da raça humana.

"Alien Covenant" (2012)

Alien Covenant

Realizador: Ridley Scott

Elenco: Michael Fassbender, Katherine Waterston, Billy Crudup, Danny McBride, Demián Bichir, Carmen Ejogo, Jussie Smollett

Disponível a 16 de abril.

Ridley Scott regressa com "Alien: Covenant", uma nova aventura que ultrapassa os limites do terror... Tudo é sossegado a bordo da nave espacial Covenant. Tanto a tripulação como as restantes duas mil pessoas a bordo da nave pioneira estão em estado de hiper-sono, deixando Walter a percorrer os corredores sozinho. A nave está a caminho do remoto planeta Origae-6, onde, no outro lado da galáxia, os colonos esperam estabelecer um novo espaço para a humanidade.

A tranquilidade é abalada quando uma ignição estrelar nas proximidades faz perder a recolha de energia da Covenant, fazendo com que a missão perca o rumo. Em breve, os sobreviventes descobrem o que parece ser um paraíso desconhecido, um Éden intocado de montanhas cobertas de nuvens e de imensas árvores, que pode vir a ser viável para um lar. No entanto, rapidamente percebem ser um mundo escuro e mortífero, cheio de reviravoltas inesperadas. Enfrentando uma terrível ameaça para além da sua imaginação, os exploradores tentam a fuga.