Cartaz de cinema

Alexander Payne filma pela primeira vez na Europa com Renate Reinsve no elenco

Publicado em 15 May. 2025 às 19:01, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Europeu)

Alexander Payne filma pela primeira vez na Europa com Renate Reinsve no elenco

"Somewhere Out There" começa a ser filmado no início do próximo ano.

O cineasta norte-americano Alexander Payne ("Os Excluídos", 2023) prepara-se para realizar o seu primeiro filme europeu, "Somewhere Out There", uma longa-metragem falada em dinamarquês e inteiramente rodada na Dinamarca. O projeto marca uma nova fase na carreira do autor de "Sideways" e "About Schmidt", que até agora tinha centrado a sua filmografia no imaginário norte-americano.

A informação foi avançada em primeira mão pela Screen International.

Renate Reinsve, aclamada com o prémio de melhor atriz em Cannes por "A Pior Pessoa do Mundo" (Joachim Trier, 2021), integra o elenco, mas num papel secundário. A colaboração insere-se numa coprodução entre quatro países europeus: Dinamarca, Noruega, Suécia e França.

O argumento é da autoria do escritor norueguês Erlend Loe e parte de uma ideia concebida por Åke Sandgren, cineasta sueco radicado na Dinamarca e vencedor da Caméra d"Or em Cannes por "Miraklet i Valby" (1989).

Cruzamento de vozes escandinavas sob a lente de um realizador americano, "Somewhere Out There" começará a ser rodado no início de 2026, com estreia projetada para a primavera de 2027.

Em declarações citadas pelo Screen International, Payne afirmou: "Dado o legado cinematográfico dinamarquês, que remonta aos primórdios do cinema, é uma honra poder realizar um filme neste contexto. Espero fazer justiça ao excelente argumento de Erlend Loe."

Segundo os produtores, o projeto remonta há mais de dois anos, quando Sandgren partilhou a ideia inicial. A entrada de Payne surgiu de forma quase fortuita, após um contacto exploratório motivado pela afinidade criativa entre o realizador e o argumentista. "Arriscámos e apontámos alto. A ligação entre Erlend e Alexander gerou uma conversa fértil que transformou uma premissa embrionária numa longa-metragem de ambição internacional", lê-se num comunicado conjunto.

Para Reinsve, este projeto surge num momento particularmente ativo da sua carreira. A atriz regressa à Competição oficial de Cannes nos próximos dias com "Sentimental Value", novamente sob a direção de Joachim Trier - o terceiro capítulo da chamada "trilogia de Oslo".

Já Alexander Payne tem uma relação duradoura com Cannes: estreou "Nebraska" na Competição em 2013, integrou o júri oficial em 2012 e presidiu a secção Un Certain Regard em 2005.