Publicado em 11 Jul. 2025 às 17:58, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Trailers, Cinema Europeu)
Filme sobre o cativeiro de Miguel de Cervantes será mostrado pela primeira vez no Festival de Toronto.
O realizador hispano-chileno Alejandro Amenábar está de regresso ao grande ecrã com "El Cautivo", que terá estreia mundial na secção Special Presentations do Festival de Cinema de Toronto, que comemora o 50.º aniversário entre 4 e 14 de setembro. A longa-metragem será posteriormente lançada nos cinemas espanhóis em setembro.
"El Cautivo" retrata um episódio marcante da juventude do escritor Miguel de Cervantes, interpretado por Julio Peña. Em 1575, Cervantes, então com 28 anos e a caminho de Espanha após participar nas campanhas militares italianas, é capturado por corsários berberes ao largo da costa catalã. O jovem soldado é levado para Argel, onde permanece em cativeiro durante cinco anos, enquanto aguarda que a família pague um resgate.
Durante o período de reclusão, Cervantes refugia-se na sua vocação narrativa. As histórias que conta tornam-se uma forma de resistência e esperança para os demais prisioneiros e acabam por atrair a atenção de Hasán, o temido Pasha de Argel, interpretado pelo italiano Alessandro Borghi. A relação ambígua que se estabelece entre ambos serve de pano de fundo ao plano de fuga que Cervantes começa a conceber.
A coprodução hispano-italiana foi rodada ao longo de nove semanas em Valência e Alicante. O elenco conta ainda com Miguel Rellán, Fernando Tejero, Luis Callejo, José Manuel Poga, Roberto Álamo, Albert Salazar, Juanma Muniagurria, César Sarachu, Jorge Asín, Mohamed Said, Walid Charaf e a jovem estreante Luna Berroa.
"El Cautivo" assinala o regresso de Alejandro Amenábar ao cinema após a minissérie "La Fortuna" (2021), protagonizada por Álvaro Mel e Stanley Tucci. Realizador de "Olhos Bem Abertos" e vencedor do Óscar de Melhor Filme Internacional em 2004 por "Mar Adentro", volta a explorar temas históricos e humanistas num episódio da vida do autor de "Don Quixote".