Cartaz de cinema

Alec Baldwin envolvido em acidente com arma de fogo

Publicado em 22 Out. 2021 às 10:39, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Bastidores)

Alec Baldwin envolvido em acidente com arma de fogo

O disparo durante as filmagens do western "Rust" provocou um morto e um ferido.

Um disparo de arma de fogo durante filmagens no Novo México provocou a morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins e ferimentos no realizador Joel Souza. O acidente ocorreu na quinta-feira e a arma era manuseada pelo ator e produtor Alec Baldwin, de acordo com notícias da imprensa norte-americana.

"Rust", um western de produção independente, estava a ser filmado nos cenários do Bonanza Creek Ranch, a sul da cidade de Santa Fé, no estado norte-americano do Novo México.

Baldwin e outras testemunhas foram ouvidas pelas autoridades. Por agora, não foram apresentadas queixas nem efetuadas detenções na sequência do acontecido.

Na sexta-feira, o ator e produtor publicou uma declaração onde afirma sentir-se "chocado e triste" com o sucedido e garantiu estar a cooperar com as autoridades.

Entretanto, a atriz Frances Fisher, que integrava o elenco do filme, fez saber pelo Twitter que Souza já recebeu alta do hospital após tratamento, desmentindo informações que davam o realizador nos cuidados intensivos.

O uso de armas de fogo em filmagens é regulado, nos Estados Unidos. É exigida a supervisão de especialistas responsáveis por todo o armamento, a presença de munição real é proibida e as peças usadas como adereços só podem disparar tiros de pólvora seca. Cabe agora à investigação policial determinar as circunstâncias que provocaram os ferimentos nas duas vítimas e confirmar que munições foram carregadas na arma.

"Rust" tem argumento e realização de Joel Souza. Este seria o seu quinto filme. A Alec Baldwin cabe o papel de um notório fora da lei que tenta libertar o neto condenado por um homicídio acidental.