Cartaz de cinema

"Alcindo", de Miguel Dores com sessão gratuita em Faro

Publicado em 18 Abr. 2022 às 20:11, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Português, Ciclos de cinema)

"Alcindo", de Miguel Dores com sessão gratuita em Faro

"Alcindo", o filme documentário de Miguel Dores sobre a noite trágica do verão de 1995 que culminou na morte de Alcindo Monteiro, será exibido no sábado, 23 de abril, às 17h00, no Auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude, em Faro. A entrada é gratuita.

À exibição seguir-se-á um debate aberto ao público com a presença do realizador e ativistas do SOS Racismo.

O filme, que venceu recentemente o grande prémio do festival Caminhos em Coimbra e o prémio do público do festival DocLisboa, narra os acontecimentos de 10 de junho de 1995, quando um grupo racista correu as ruas do Bairro Alto com único fim de espancar pessoas negras. Dos atos dessa noite resultaram mais de uma dezena de vítimas, uma delas mortal, Alcindo Monteiro cidadão português de 27 anos.

O evento decorre no âmbito da MICAR Fora de Portas, extensão da Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista. É organizado pelo Movimento SOS Racismo, em colaboração com o Cineclube de Faro, o Centro de Investigação em Artes e Comunicação do Departamento de Artes e Humanidades da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve.

Trailer "Alcindo"