Cartaz de cinema

Agnieszka Holland filma a crise migratória nas fronteiras do leste da Europa

Publicado em 14 Mai. 2023 às 12:17, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar, Cinema Europeu)

Agnieszka Holland filma a crise migratória nas fronteiras do leste da Europa

"The Green Border" acompanha três personagens que se cruzam algures entre a Bielorrúsia e a Polónia.

O novo filme de Agnieszka Holland, "The Green Border", é um drama sobre a crise dos refugiados na Europa. A rodagem terminou recentemente na Polónia.

"The Green Border" (que em português significa "A Fronteira Verde") acompanha três personagens que se cruzam na fronteira entre a Polónia e a Bielorrússia: uma família de sírios que foge da guerra, uma professora afegã que procura uma nova oportunidade e um jovem polaco que trabalha como guarda fronteiriço.

O filme é baseado em factos e resulta de uma extensa pesquisa feita por Holland e pelos seus co-argumentistas Gabriela Łazarkiewicz-Sieczko e Maciej Pisuk. Entrevistaram refugiados, guardas, ativistas e peritos para retratar a situação dramática que se vive na fronteira desde que o presidente bielorrusso Lukaschenko abriu as portas aos migrantes como forma de pressionar a União Europeia.

Holland, uma das realizadoras mais aclamadas da Polónia, cujos filmes mais conhecidos incluem "In Darkness", o vencedor do Globo de Ouro "Europa, Europa", "Mr. Jones - A Verdade da Mentira" e, mais recentemente, "Charlatão", diz que o seu filme não é apenas sobre refugiados, mas sobre as escolhas morais que cada um tem de fazer em situações extremas. "O filme ajuda a compreender que a discussão das escolhas morais não é do domínio académico, mas está a acontecer aqui e agora, na Polónia contemporânea", afirma.

Até recentemente, a fronteira oriental da Polónia, que separa a Bielorrússia da União Europeia, não tinha "arame farpado, nem muros" e era considerada "uma atracção turística". Mas tudo mudou de um dia para o outro, explica Holland, pois agora reúne "pessoas que começaram a aparecer na floresta, falam uma variedade de línguas e têm um aspecto diferente dos habitantes locais".

"The Green Border" é uma produção entre a Polónia, a França, a Bélgica e a República Checa e tem estreia prevista para 2023.

O filme conta com um elenco internacional que inclui atores como Jalal Altawil ("Neighbours"), Maja Ostaszewska ("Body"), Tomasz Włosok ("How I Became a Gangster"), Behi Djanati Atai ("Welcome"), Mohamed Al Rashi ("Al Hadira: The Hangar"), Dalia Naous ("Escape from Raqqa"), Piotr Stramowski ("Pitbull: New Orders"), Jaśmina Polak ("The Wedding"), Marta Stalmierska ( "The Breach"), Agata Kulesza ("Ida"), Maciej Stuhr ("The Teacher"), Magdalena Popławska ("Panic Attack").