Cartaz de cinema

Agenda das transmissões de ciclismo em outubro nos canais Eurosport

Publicado em 29 Set. 2016 às 08:00, por , em Notícias de Televisão e Séries

Agenda das transmissões de ciclismo em outubro nos canais Eurosport

Os canais Eurosport têm 45 horas de transmissões de ciclismo previstas para outubro, já com início no sábado, dia 1, com a Volta à Lombardia no Eurosport 1.

A 110ª edição do Giro di Lombardia vai ser disputada no sábado, 1 de outubro, com transmissão em direto no Eurosport 1. Conhecida como a "Clássica das Folhas Mortas", o último dos cinco monumentos de ciclismo do ano, é um dos últimos eventos do calendário UCI World Tour. Este ano, a corrida será entre Como e Bergamo, com um percurso de 240 Kms e um desnível acumulado que totaliza 4.400 metros, graças à presença de subidas como a Madonna del Ghisallo, Valcava, Stelvino e a tradicional escalada em pavé de Bergamo Alta.

Rui Costa é um dos confirmados na Lombardia, engrossando um lote de candidatos à vitória do qual fazem parte Alberto Contador, Fabio Aru, Romain Bardet, Julian Alaphilippe, Esteban Chaves, Greg Van Avermaet, Wout Poels, Philippe Gilbert (vencedor em 2009 e 2010) e o "regressado" Joaquim Rodriguez (vencedor em 2012 e 2013).

Em 2015, o vencedor foi o italiano Vincenzo Nibali.

A 2 de outubro chega o Tour de Eurométropole. O antigo Circuito Franco-Belga apresenta esta época apenas um dia de prova e passr a integrar o calendário da Taça da Bélgica, sendo a 8ª prova de uma classificação que se estreia esta temporada e que decorre entre março a outubro.

O francês Alexis Gougeard (Ag2r) foi o campeão em 2015.

Em fase de preparação para os Mundiais do Qatar, a corrida contará com as presenças dos sprinters Tom Boonen (Etixx-QuickStep) e Arnaud Démare (FDJ).

A 4 de outubro as câmaras do Eurosport 1 mudam-se para a Binche-Chimay-Binche que une duas localidades mundialmente famosas pela produção de cerveja. A nona e penúltima prova da Taça da Bélgica é uma semiclássica que se realiza na região da Valónia, na Bélgica, com partida e chegada à Grand-Place de Binche e faz também parte do Circuito Europeu da UCI.

Habitualmente decidida ao sprint, em 2015 foi ganha pelo holandês Ramon Sinkeldam (Giant).

A 9 de outubro é a vez da Paris-Tours, prova de um dia do ciclismo frances, com saída de Paris e final em Tours. Conhecida como a "Clássica dos Sprinters" disputa-se desde 1901, sempre no mês de outubro. Endurecida em edições recentes pela introdução das subidas de Beau Soleil e Epan, esta época regressa a um percurso maioritariamente plano, a pensar nos Mundiais de Doha, no Qatar.

Saindo da estrada para a pista, os canais Eurosport 1 e Eurosport 2 vão emitir em direto o Campeonato Europeu de ciclismo em pista, evento que terá lugar em Saint Quentin-en Yvelines (Paris) entre 19 e 23 de outubro. Portugal será representado por uma comitiva de pelo menos 3 ciclistas. Ivo Oliveira, medalhado este ano nos europeus de sub-23, é um dos nomes já confirmados.

Coincidindo com o Europeu de ciclismo em pista, entre 20 e 23 de outubro, o Eurosport 1 vai emitir em direto a segunda edição do Tour de Abu Dhabi, corrida de ciclismo por etapas criada em 2015.

A prova faz parte do circuito asiático da UCI, mas passará a fazer parte do calendário WorldTour em 2017 e voltará a ser disputada em fevereiro com o objetivo de consolidar o médio oriente como local estratégico de pré-temporada, juntando o Abu Dhabi às provas vizinhas que têm lugar no Qatar, Dubai e Omã.

Para a edição de 2016 estão confirmadas 18 equipas de 6 elementos, incluindo nomes como Bradley Wiggins, Mark Cavendish, Vincenzo Nibali, Alberto Contador e o campeão olímpico Greg Van Avermaet.

O percurso é semelhante ao de 2015: um total de 555 quilómetros, divididos por quatro etapas, incluindo a chegada ao alto em Jebel Hafeet – onde Esteban Chaves carimbou a vitória na classificação geral – e a etapa de encerramento no circuito Yas Marina, onde se disputa o Mundial de Fórmula 1.

Entre 22 e 30 de outubro chega o Tour de Hainan, com transmissão em direto no Eurosport 2. Disputada desde 2006, a principal corrida chinesa da atualidade percorre a província mais a sul da China. Para a 11ª edição apresenta 9 etapas e uma distância total de 1507 quilómetros.

Depois de o sprinter Sasha Modolo (Lampre-Merida) ter vencido a geral em 2015, para este ano, a organização endureceu o percurso que visitará as montanhas Diaoluo (8ª etapa).

Lampre-Merida e Astana regressam à prova e vão liderar um pelotão de 20 equipas.

Por fim, coincidindo em alguns dias com Tour de Hainan chega o Six Day Cycling London, um evento em pista único pela oferta de atividades com momentos musicais e de entretenimento que servem de pano de fundo a tudo o que está a acontecer sobre duas rodas. Será corrida entre 25 e 30 de outubro, com transmissão em direto no Eurosport 1.