Cartaz de cinema

Afinal já não há Oscar para melhor filme popular

Publicado em 6 Set. 2018 às 21:54, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Norte-Americano, Oscars, Temporada de prémios)

Afinal já não há Oscar para melhor filme popular

A academia norte-americana recuou na intenção de introduzir a nova categoria.

Durou menos de um mês a ideia da academia norte-americana de artes e ciências cinematográficas que iria introduzir a categoria de Oscar para o "melhor filme popular".

Num comunicado, esta quinta-feira, a Academia justificou a marcha-atrás com a necessidade de discutir a alteração de forma mais aprofundada e com os "desafios que qualquer nova categoria iria colocar aos filmes que já estrearam".

Dawn Hudson, diretora executiva da instituição que organiza os Oscars, admite que "houve uma ampla gama de opiniões" sobre a ideia de lançar uma categoria que, na prática, pretendia garantir o acesso dos maiores sucessos de bilheteira à corrida pelas estatuetas.

Para avançar mesmo está a outra grande alteração que implica encurtar o programa de televisão de entrega dos Oscars para três horas. O corte será feito através da entrega de prémios sem interrupções, mesmo durante os intervalos publicitários e introduzindo essas cenas numa montagem, mais tarde. Estima a Academia que serão entre seis e oito as categorias sacrificadas, num sistema rotativo entre cada ano.

Na mesma ocasião, a Academia anunciou também as datas chave dos Oscars 2020, com a gala de entrega a ser antecipada de 23 para 9 de fevereiro.

A próxima edição, terá lugar no Dolby Theatre, em Hollywood, a 24 de fevereiro de 2019.