Publicado em 3 Jan. 2013 às 09:55, por Samuel Andrade, em Notícias de cinema (Temas: Temporada de prémios, Oscars)
Problemas com o novo sistema de voto eletrónico, por parte de alguns membros, estão na base desta decisão.
Tal como noticiámos há alguns dias, a vontade da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) em implementar um sistema que permitisse aos seus membros escolher via Internet os nomeados à próximo edição dos Oscars - permitindo a antecipação do anúncio das nomeações para 10 de janeiro próximo - conheceu diversos e inesperados constrangimentos.
Desde dificuldades de acesso à plataforma online onde os membros submetem o seu voto, até à fraca ou nenhuma experiência em trabalhar com um computador, cedo se percebeu que o número de votantes e respectiva faixa etária seria, em comparação com anos anteriores, tremendamente baixa, o que poderia influenciar o resultado das nomeações da 85ª edição dos Oscars.
Perante isto, a AMPAS decidiu que o prazo de envio dos votos será alargado até 4 de janeiro, ou seja, um dia mais do que o anteriormente previsto.
"Com esta extensão do prazo das votações, estamos a permitir todas as oportunidades ao nosso alcance para que a transição para o sistema eletrónico decorra da forma mais tranquila possível", afirmou Ric Robertson, um dos responsáveis da Academia encarregues da logística deste novo e, até ao momento, incerto processo.
Na expectativa de que não surjam novos problemas, a AMPAS anunciará as nomeações para os Oscars no próximo dia 10 de janeiro.
A cerimónia, que este ano terá como anfitrião o ator e humorista Seth MacFarlane, realiza-se a 24 de fevereiro.