Cartaz de cinema

Academia de Hollywood distingue Tom Cruise, Debbie Allen, Wynn Thomas e Dolly Parton

Publicado em 20 Jun. 2025 às 22:14, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Oscars, Cinema Norte-Americano)

Academia de Hollywood distingue Tom Cruise, Debbie Allen, Wynn Thomas e Dolly Parton

A 16.ª edição dos Governors Awards da academia norte-americana de cinema vai homenagear quatro figuras marcantes do cinema e do entretenimento. A cerimónia terá lugar a 16 de novembro de 2025, no Ray Dolby Ballroom, em Hollywood.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA anunciou esta semana que Debbie Allen, Tom Cruise e Wynn Thomas receberão os Óscares Honorários de 2025. A artista Dolly Parton será distinguida com o Prémio Humanitário Jean Hersholt.

Segundo a presidente da Academia, Janet Yang, os homenageados foram escolhidos pelo seu "impacto duradouro" na comunidade cinematográfica e pelas suas "carreiras extraordinárias".

Tom Cruise, um dos atores mais reconhecidos e bem-sucedidos da história do cinema, será distinguido pela dedicação à experiência cinematográfica e pela sua influência na indústria, particularmente durante o período da pandemia. Entre os seus filmes nomeados para os Óscares estão "Nascido a 4 de Julho", "Jerry Maguire", "Magnolia" e "Top Gun: Maverick", este último na categoria de Melhor Filme, enquanto produtor. A sua filmografia inclui ainda títulos como "Entrevista Com o Vampito", "Eyes Wide Shut", "Vanilla Sky" e a saga "Missão: Impossível".

Debbie Allen será reconhecida pela sua contribuição de quase cinco décadas enquanto coreógrafa, atriz e produtora. Entre os seus trabalhos mais destacados estão as coreografias para sete cerimónias dos Óscares e para os filmes "Forget Paris", "A Jazzman's Blues" e "The Six Triple Eight". Como produtora, esteve envolvida em obras como "Amistad" e "A Star for Rose". Ficou conhecida do grande público pela sua interpretação em "Fama".

Dolly Parton, artista internacional com uma carreira de sete décadas, será galardoada com o Prémio Humanitário Jean Hersholt. Fundadora da Dollywood Foundation, criada em 1988 para promover a educação infantil no Tennessee, é também responsável pela "Dolly Parton"s Imagination Library", um programa de literacia que distribuiu mais de 285 milhões de livros em todo o mundo. Parton participou em filmes como "Das 9 às 5" e "Flores de Aço", tendo sido nomeada duas vezes para um Óscar na categoria de Canção Original.

Wynn Thomas, diretor artístico e cenógrafo, iniciou a carreira com o filme "Os Bons Amantes", de Spike Lee, com quem viria a colaborar em diversos projetos, incluindo "Não Dês Bronca", "Malcolm X" e "Da 5 Bloods - Irmãos de Armas". Outros trabalhos relevantes incluem "Uma Mente Brilhante", vencedor do Óscar de Melhor Filme.

Os Governors Awards distinguem anualmente figuras do cinema cujas contribuições tenham sido notáveis, a nível artístico, técnico ou humanitário.