Publicado em 31 Jan. 2014 às 14:18, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries
Em fevereiro chega ao NGC a série que explica como sair do planeta em caso de apocalipse. Vulcões, inundações, alterações climáticas, zombies? É preciso fugir rapidamente da Terra? Descubra como.
Nunca estamos livres de uma catástrofe a nível mundial, por isso, o NGC mostra como sair do planeta em caso de colapso. "Abandonar o Planeta Terra" é uma série composta por seis episódios, que estreia domingo, 2 de fevereiro, pelas 22h30, em episódio duplo.
A série recorre a tecnologia gráfica e entrevistas para mostrar recriações e sequências dramáticas de como seria possível transferir toda a população da Terra para outro lugar no caso de uma catástrofe apocalíptica, capaz de destruir o nosso planeta.
Será o apocalipse zombie um conceito exclusivo da ficção ou poderá uma doença infecciosa transformar mesmo a humanidade numa raça de monstros raivosos? O National Geographic Channel analisa um cenário – uma pandemia causada por um vírus mutante da raiva. Peritos nas áreas da medicina, biologia e ciências sociais explicam o que pode acontecer caso a humanidade enfrentasse um surto contagioso para o qual não há cura. Através de dramatizações, veja como o vírus faz o seu percurso, desde o fundo do oceano até todos os cantos do mundo transformando os humanos e os animais em veículos de brutal destruição.
Como seria a vida na Terra se o planeta fosse abalado por estranhos e mortais fenómenos meteorológicos? Conseguiria a humanidade sobreviver a uma poderosa tempestade que nunca acaba? Este episódio analisa o que poderia acontecer se um terrível erro de cálculo desencadeasse o efeito de estufa na Terra, perturbando o equilíbrio ambiental e levando-nos ao perigo de extinção. Peritos em climatologia, física, geologia e desastres antropológicos juntaram-se para analisar vários cenários possíveis, incluindo super tornados, relâmpagos de raios gama, relâmpagos esféricos e um tornado gigante que consumiria todo o planeta. Poderia haver esperança para a humanidade, se nos conseguíssemos reerguer e adaptar a um novo planeta que não iríamos reconhecer.
O que aconteceria se todos os vulcões da Terra entrassem em erupção ao mesmo tempo? Este episódio especial, com uma hora de duração, analisa este cenário aterrador explorando a ciência da atividade vulcânica. Este especial propõe a hipótese de um buraco negro primordial - minúsculo, mas teoricamente fatal - que poderia atravessar o planeta Terra, deixando um rasto como se fosse uma bala a atravessar uma maçã. O planeta sobreviveria ao impacto, mas o buraco negro geraria uma onda de choque colossal que ativaria as bolsas de magma localizadas por baixo de todos os sistemas vulcânicos. Veja o que pode acontecer quando os vulcões do planeta entram em erupção, gerando um efeito letal.
O que aconteceria se uma estranha força desviasse a Terra da sua órbita em torno do Sol e nos enviasse à deriva pelo espaço, numa descida gelada, privando-nos de calor e alimento? Conseguiria a humanidade encontrar formas de aquecimento e de sobrevivência num ambiente alienígena e marcado pela escuridão? Poderia o coração do nosso planeta substituir a única fonte de calor e luz que a humanidade alguma vez conheceu: o nosso sol?
Será que os avanços tecnológicos podem trazer novos e aterradores níveis de perigo para a humanidade? Procuramos a resposta a esta questão explorando alguns dos perigos adjacentes a uma das mais promissoras novas tecnologias: a nano robótica. Neste episódio, podemos ver um robô de limpeza ambiental do tamanho de uma molécula, modificado por um engenheiro, e que acaba por se transformar numa praga monstruosa devoradora de carne. Neste cenário, torna-se claro que a única tecnologia capaz de vencer este nano robô seria outro robô, uma aeronave quase microscópica desenvolvida pelo exército norte-americano. A nano-arma consegue lidar com a ameaça inicial, mas quando fica descontrolada e começa a atacar cidades por todo o mundo, a cura torna-se mais mortal e uma ameaça muito maior que a própria doença. Só recorrendo a uma arma de radar usada para desativar e destruir os circuitos internos dos pequenos robôs militares é que a humanidade poderia salvar-se de uma morte quase certa.
Fique a conhecer uma perspetiva científica do poder destrutivo do elemento mais importante para a sobrevivência da humanidade: a água. Explorámos as consequências devastadoras que as inundações inesperadas e subida do nível do mar podem ter na população global enquanto peritos explicam como um volume massivo de água pode chegar à terra vindo do espaço e como pode provocar o caos quando chegar. Analisámos várias formas de travar o avanço do mar: construindo imensos diques para proteger as cidades, habitats subaquáticos e explorando novas formas de viver à superfície do mar. À medida que o solo começa a sucumbir sob os nossos pés, fomos obrigados a encontrar novas formas de vivermos no nosso planeta que começa a ser um mundo aquático. Mas durante quanto tempo é que conseguiremos manter-nos fora de água? Será que há esperança de sobrevivência para a humanidade? A capacidade de adaptação pode ser a nossa última salvação.
"Abandonar o Planeta Terra" (Evacuate Earth) estreia domingo, 2 de fevereiro, às 22h30, no National Geographic Channel, com um episódio duplo.