Cartaz de cinema

A vida de Kafka em filme pela realizadora de "Charlatão"

Publicado em 9 Fev. 2022 às 16:25, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar, Cinema Europeu)

A vida de Kafka em filme pela realizadora de "Charlatão"

Com a polaca Agnieszka Holland ao leme, o filme tem o início de rodagem previsto para a primavera de 2023.

A polaca Agnieszka Holland é a realizadora escolhida para o projeto de adaptação ao cinema da vida de Frank Kafka. Os produtores vão apresentar o filme a investidores no mercado de co-produções do Festival de Berlim com início esta semana, adianta a imprensa norte-americana. Marek Epstein e Sarka Cimbalova, produziram "Charlatão", a anterior longa-metragem de Holland que teve estreia mundial na edição 2020 do festival alemão.

"Kafka" pretende ser, segundo a sinopse inicial, "um deslumbrante mosaico caleidoscópico que dramatiza a vida e a imaginação do famoso escritor numa série de vinhetas autónomas que abrangem a vida de Franz Kafka desde o seu nascimento em Praga, antes da guerra, até à sua trágica morte em Berlim, em 1924, e em cenas do futuro que ele imaginou."

Natural de Varsóvia, Agnieszka Holland, começou por ser assistente de nomes fortes do cinema polaco como Krzysztof Zanussi, ou Andrzej Wajda. A sua estreia na realização, "Actores de Província", comédia dramática que aborda os conflitos numa pequena companhia de teatro, foi o preferido da crítica internacional no Festival de Cannes 1979. Obrigada a deixar a Polónia após a lei marcial de 1981, refugia-se em França. Na Alemanha, dirige "Bittere Ernte", nomeado para o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1986, sobre uma família judia em fuga durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1992, "Europa, Europa", baseado na autobiografia de um rapaz de origem judaica que escapou ao Holocausto fazendo-se passar por nazi na Alemanha, recebeu o Globo de Ouro para melhor filme estrangeiro e foi nomeado para o Oscar de melhor argumento adaptado.  

A ida para os Estados Unidos coincidiu com uma mudança de direção no trabalho de Holland que passou a ser menos político e sombrio. Realizou "O Jardim Secreto" (1993) e "Washington Square" (1997), criado a partir da novela de Henry James passada na Nova Iorque do século XIX.

Já no novo milénio, colaborou em duas séries de David Simon ao dirigir episódios de "The Wire" e "Treme", bem como da minissérie "The Killing".

O seu mais recente filme "Charlatan", dramatizou a vida do curandeiro Jan Mikolášek. Antes, em 2019, realizou "Mr. Jones", sobre o jornalista que em 1933, conseguiu obter provas da fome sistemática imposta pelo regime de Estaline que provocaria milhões de mortes na Ucrânia.