Publicado em 7 Fev. 2014 às 20:41, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Bastidores)
A irlandesa que serviu de inspiração ao filme com Judi Dench e Steve Coogan deslocou-se ao Vaticano para conhecer o Papa Francisco.
Philomena Lee esteve brevemente com o Papa Francisco nas audiências após a missa dominical celebrada no Vaticano. Foi acompanhada da filha e de Steve Coogan, protagonista, co-argumentista e produtor do filme "Filomena".
"Filomena" foi inspirado na história relatada no livro "The Lost Child of Philomena Lee: A Mother, Her Son and A Fifty-Year Search".
Filomena é uma jovem irlandesa que engravida na adolescência. Rejeitada pela família é enviada para uma das infames Magdalen Laundries, lavandarias instaladas em conventos por todo o país, onde jovens mulheres em situações semelhantes eram obrigadas a trabalhar e separadas dos seus bebés.
Com apenas três anos de idade, o filho de Philomena é adotado por uma família americana e a mãe, inconformada, passa cerca de cinquenta anos a procurá-la.
"Filomena" está nomeado para quatro Oscars da academia, incluindo melhor filme e melhor atriz. Ilustra o drama de muitas mulheres irlandesas que, ainda hoje, tentam reencontrar os filhos, algo que Philomena Lee está a tentar facilitar pressionando o governo irlandês a tornar públicos os arquivos sobre adoção e a promover a reunião das famílias separadas.
"Philomena" estreou hoje, 6 de fevereiro, nas salas portuguesas.