Cartaz de cinema

A última viagem gastronómica de Anthony Bourdain começa a 1 de abril no 24Kitchen

Publicado em 22 Mar. 2019 às 15:15, por , em Notícias de Televisão e Séries (Temas: Estreias)

A última viagem gastronómica de Anthony Bourdain começa a 1 de abril no 24Kitchen

A 12ª e última temporada de "Anthony Bourdain: Viagem Ao Desconhecido" estreia no canal 24 Kitchen a 1 de abril, dez meses após a sua morte. Os episódios serão transmitidos de segunda a sexta-feira, sempre às 23h20.

Contador de histórias único, Anthony Bourdain viajou por lugares menos conhecidos, explorou gastronomias, culturas e partilhou a sua visão única do mundo.

Mais abordagem antropológica do que mero programa sobre comida, "Anthony Bourdain: Viagem Ao Desconhecido" deu a conhecer histórias de povos e regiões, sem poupar nos dramas e na violência, sendo as respectivas relações com a alimentação e os rituais de refeição não poucas vezes um subterfúgio e pano de fundo para astutas peregrinações a outros temas.

Conhecido pela sua curiosidade, sinceridade e astúcia direta, Bourdain obrigava os espetadores a desviarem-se para longe das trilhas turísticas – chegando mesmo a zonas devastadas pela guerra – indo de encontro aos costumes mais íntimos e verdadeiros dos habitantes locais.

Na temporada final do programa, cinco episódios seguem o habitual formato de viagem, enquanto os outros dois se posicionam como uma homenagem ao chef, ao concentrarem-se no impacto de Bourdain no mundo da gastronomia e na sua relação com a equipa do programa.

No primeiro episódio, Bourdain viaja até ao Quénia na companhia do comediante W. Kamau Bell. Juntos, descobrem a indústria de roupa em segunda mão, a pobreza, a cultura dos autocarros coloridos e as reservas naturais.

Já no segundo episódio, visita as Astúrias, em Espanha. É aqui que o seu amigo e chef Jose Andres lhe mostra as maravilhas naturais e culinárias daquela região espanhola.

No terceiro capítulo, passa pela Indonésia onde explora a tradição do teatro de sombras, as visões sobre espiritualidade, a vida após a morte e o problema de Bali com o turismo de massas.

No quinto episódio, viaja até Big Bend, no Texas, uma área que coloca o homem contra a natureza.

No quarto e sexto episódios recordam-se os melhores momentos de Bourdain, recorrendo à narração, combinando vídeos de antigos episódios, imagens de bastidores e entrevistas com amigos e pessoas que com ele trabalharam.

No fim da temporada, Bourdain faz uma viagem pessoal através de um antigo bairro boémio de Nova Iorque – o Lower East Side – à medida que foi conhecendo, partilhando refeições e refletindo com pioneiros nas áreas da música, cinema e artes.

A 12ª e última temporada de "Anthony Bourdain: Viagem Ao Desconhecido" estreia segunda-feira,  1 de abril, às 23h20, no 24Kitchen. Emissão diária de segunda-feira a sexta-feira.