Cartaz de cinema

A surpresa "Yannick" de Quentin Dupieux

Publicado em 2 Jul. 2023 às 11:21, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Primeiro olhar, Cinema Europeu)

A surpresa "Yannick" de Quentin Dupieux

Rodado em segredo com um pequeno grupo de atores, estreia em agosto nos cinemas franceses.

O realizador francês Quentin Dupieux revelou um projeto secreto, poucos dias após a conclusão do seu filme biográfico sobre Dali. "Yannick", rodado de forma célere e em segredo com um pequeno grupo de atores, chega aos cinemas franceses a 2 de agosto.

Comédia protagonizada por Raphaël Quenard, Blanche Gardin, Pio Marmaï, Agnès Hurstel e Sébastien Chassagne, decorre a meio da representação de uma peça de teatro quando Yannick, um dos espectadores, se levanta e interrompe o espetáculo para assumir o controlo da noite.

Entretanto, o próximo projeto conhecido do realizador é "Daaaaaaali!", uma dramatização da vida do artista espanhol Salvador Dali no qual participam Anaïs Demoltier, Gilles Lellouche, Pierre Niney e Alain Chabat. A estreia está prevista para 1 de novembro de 2023.

Com uma carreira paralela na música eletrónica sob o pseudónimo de Mr. Ozo, Quentin Dupieux estreou-se no cinema em 2001 com a absurda e bizarra média-metragem "Nonfilm" que estabeleceu o tom para a sua restante obra como realizador. Seguiram-se longas-metragens como "Rubber" (2010), que segue o percurso assassino de um pneu, "Réalité" (2014), "100% Camurça" (2019), protagonizado por Jean Dujardin, ou "Mandíbulas" (2020), onde dois amigos tentam amestrar uma mosca.

Cada vez mais prolífico, em 2022, Dupieux apresentou "Incroyable mais vrai", com Alain Chabat e Léa Drucker e "Fumer fait couser", uma paródia aos filmes japoneses de super-heróis.