Cartaz de cinema

"O Síndrome do Vinagre" por Samuel Andrade
A redescoberta de uma adaptação soviética de "O Senhor dos Anéis" para televisão

Publicado em 6 Abr. 2021 às 13:23, por Samuel Andrade, em Opinião, Notícias de cinema (Temas: Síndrome do Vinagre)

A redescoberta de uma adaptação soviética de "O Senhor dos Anéis" para televisão

Os dois episódios de uma série produzida em 1991, para a Leningrad Television, foram recentemente publicados no YouTube.

Intitulado "Khraniteli", com realização e adaptação a cargo de uma praticamente desconhecida Natalya Serebryakova (no IMDB, este é o único título que figura na sua filmografia), os romances de J.R.R. Tolkien conheceram, no início da década de 1990, uma versão televisiva, em dois episódios, para o canal Leningrad Television (hoje 5TV), tendo desaparecido de circulação logo após a emissão em 1991.

Apesar da sua breve presença no pequeno ecrã, esta versão de "O Senhor dos Anéis" causou profunda impressão nos telespectadores da União Soviética. Por esse motivo, e ao longo das últimas décadas, foram vários os esforços empreendidos no sentido de reencontrar, nos arquivos da Leningrad Television, as bobines de "Khraniteli"... e, aparentemente, alguém teve sorte nessa tarefa.

Desde o passado mês de março, por intermédio do canal de YouTube da própria 5TV, é possível observar esses dois episódios, os quais, embora não ofereçam nenhuma opção de legendagem, permitem deslindar o baixo orçamento desta produção e a sua declarada tentativa de "sovietizar" os livros de Tolkien:

Ostentando um trabalho rudimentar de guarda-roupa e cenários, efeitos especiais medíocres e uma composição dramática mais adequada ao teatro do que à televisão, "Khraniteli" será, contudo, um objeto de irresistível visualização para os fãs da mitologia de "O Senhor dos Anéis". Seguramente, muitos nunca viram a Terra Média desta forma.