Cartaz de cinema

A queda da Síria e a ascensão do DAESH em foco no documentário "Hell on Earth" do National Geographic

Publicado em 9 Jun. 2017 às 15:10, por , em Notícias de Televisão e Séries

A queda da Síria e a ascensão do DAESH em foco no documentário "Hell on Earth" do National Geographic

Com estreia agendada para Portugal a 18 de junho, como parte de uma lançamento global em 171 países e 45 línguas, "Hell on Earth" mostra o declínio da Síria até ao caos que permitiu a ascensão do Estado Islâmico, no Iraque e na Síria.

A partir de mais de mil horas de imagens, os premiados Sebastian Junger e Nick Quested - que antes haviam colaborado em três outros documentários marcantes sobre a guerra ("Restrepo", "The Last Patrol" e "Korengal") - conseguem retratar a angustiante carnificina em que a guerra na Síria se tornou.

O filme documenta as consequências políticas e sociais e o drama humano, enquanto mostra uma imagem alarmante do papel do Ocidente na criação do DAESH.

"Este é um filme difícil de ver," admite Nick Quested. "Queria desafiar as pessoas a aguentarem até ao fim. Isto é o que está a acontecer. Esta é uma janela para o sofrimento de milhões de pessoas e para as causas desse sofrimento. Quero desafiar os espectadores a não desviarem o olhar em troca de conseguirem um melhor entendimento sobre o que se passa no mundo".

Através de entrevistas exclusivas com activistas, jornalistas, diplomatas, políticos e cidadãos comuns, e com recurso a imagens de arquivo, "Hell on Earth" mostra um retrato único da vida numa Síria destruída pela guerra, através dos olhos de uma família que viveu sob domínio do Estado Islâmico até conseguir escapar para a Turquia.

O documentário mostra ainda soldados curdos em ação na zona de Sinjar, milícias xiitas no Iraque e até soldados com ligações à al-Qaeda em Aleppo e Raqqa. Junger e Quested identificam meticulosamente as forças que levaram ao sangrento conflito na Síria e facilitaram a ascensão dos radicais islâmicos que agora organizam e inspiram ataques terroristas por todo o mundo.

"Hell on Earth: The Fall of Syria and the Rise of ISIS" estreia domingo, 18 de junho, às 22h30, no National Geographic Channel.