Cartaz de cinema

"A Ponte aos 50": os cinquenta anos da Ponte 25 de abril assinalados na RTP1

Publicado em 3 Ago. 2016 às 10:54, por , em Notícias de Televisão e Séries

"A Ponte aos 50": os cinquenta anos da Ponte 25 de abril assinalados na RTP1

A primeira ponte sobre o Tejo em Lisboa faz 50 anos no próximo dia 6 de agosto e, para assinalar a efeméride, a RTP exibe "A Ponte aos 50", de realizado por Jorge Paixão Costa, que traça o perfil de uma das mais grandiosas obras públicas de sempre em Portugal.

Tratou-se de uma ousada aventura da engenharia, 80 mil toneladas de aço e 260 mil metros cúbicos de betão que alteraram para sempre a paisagem urbana da Grande Lisboa, mas cujo impacto foi de âmbito nacional.

"A Ponte aos 50" centra-se nas transformações sociais que a Ponte estimulou na região mais populosa do país, através do testemunho de três gerações de algumas famílias de uma e outra margem. Pessoas a quem esta obra mudou para sempre a sua vida.

A ideia surgiu pela primeira vez em 1876, mas a ponte sobre o Tejo levou 90 anos a concretizar. Erguida pelo governo da ditadura, nasceu como Ponte Salazar, antes de se tornar Ponte 25 de Abril.

A construção mobilizou 3 mil trabalhadores e as obras demoraram três anos e nove meses. Tratava-se então da maior ponte suspensa em todo o mundo, fora dos Estados Unidos. Custou 2,2 mil milhões de escudos, 792 milhões de euros a preços de hoje, mas poucos investimentos públicos no nosso país terão sido tão compensadores como este.

 "A Ponte aos 50" vai para o ar no sábado, 6 de agosto, às 21h00, na RTP1.