Cartaz de cinema

"A Minha Vida de Courgette" e "É preciso que Eu Diminua" de Pedro Serrazina entre os vencedores da MONSTRA 2017

Publicado em 26 Mar. 2017 às 00:40, por , em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

"A Minha Vida de Courgette" e "É preciso que Eu Diminua" de Pedro Serrazina entre os vencedores da MONSTRA 2017

A cerimónia de encerramento e entrega de prémios da 16ª edição da MONSTRA-Festival de Animação de Lisboa, realizou-se sábado, 25 de março, às 21h30, no Cinema São Jorge, em Lisboa.

O filme "A Minha Vida de Courgette", de Claude Barras, que esteve em Lisboa a apresentar o filme em estreia absoluta em Portugal, recebeu o Grande Prémio MONSTRA. O mesmo filme recebeu também o Prémio do Público na mesma categoria.

Já na competição portuguesa, o videoclip do músico Samnuel Úria, realizado por Pedro Serrazina, "É Preciso que Eu Diminua", recebeu o Prémio de Melhor Filme Português - Prémio SPA-Vasco Granja.

Na competição de curtas-metragens, o filme francês "Periferia", de David Coquart-Dassault, recebeu o Grande Prémio MONSTRA CURTA.

Na secção Curtíssimas, dedicada a filmes com menos de dois minutos, os vencedores foram "A Lenda de Stingy Jack", de Andreia Reisinho Costa (Melhor Curtíssima Portuguesa) e "Circuito de Bicicleta", de Jasmijn Cedee (Melhor Curtíssima Internacional).

Na Competição de Estudantes, o filme japonês "Olha Apenas para Mim", de Tomoki Misato, foi considerada a Melhor Curta de Estudantes e "Lugar em Parte Nenhuma", com realização de Bárbara de Oliveira e João Rodrigues, recebeu o Prémio de Melhor Curta de Estudantes Portuguesa.

O Grande Prémio Monstrinha foi para o filme russo "Amoras", de Polina Minchenok.

Nas longas-metragens, o norueguês "Ludovigo e Luca – A Grande Corrida do Queijo" foi galardoado com o Melhor Filme para a Infância e Juventude, o filme "Window Horses – A Epifania Poética Persa de Rosie Ming" de Ann Marie Fleming recebeu uma Menção Honrosa e "Louise à Beira-Mar", de Jean-François Laguionie, o Prémio Especial do Júri.

"A Minha Vida de Courgette", Grande Prémio Monstra, vai ser novamente exibido no dia 26 de março, às 20h (Cinema São Jorge) e a longa vencedora do Prémio Especial do Júri, "Louise en Hiver" às 22h (Cinema Ideal). As curtas-metragens premiadas vão ser exibidas em duas partes, uma sessão no dia 26 às 18h (Cinema São Jorge) e outra no dia 27 de março às 22h (Cinema Ideal) .

A 16ª edição do Festival MONSTRA começou no passado dia 16 de março.