Cartaz de cinema

"A Metamorfose dos Pássaros" nos cinemas portugueses em outubro

Publicado em 21 Jul. 2021 às 19:38, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Estreias, Cinema Português)

"A Metamorfose dos Pássaros" nos cinemas portugueses em outubro

Depois da estreia mundial no Festival de Berlim, a primeira longa-metragem de Catarina Vasconcelos tem agora o lançamento agendado no nosso país.

"A Metamorfose dos Pássaros", de Catarina Vasconcelos estreia a 7 de outubro, nas salas de cinema portuguesas, anunciou o distribuidor No Comboio.

Tendo um foco inicial no universo familiar da realizadora e na sua avó Beatriz que nunca conheceu, "A Metamorfose dos Pássaros" é uma viagem entre a beleza dos afectos familiares e os sentimentos de perda. Um filme sobre, como refere Catarina Vasconcelos, "a mãe do meu pai. A minha mãe. As mães. As mães das mães. As mães das mães das mães. Mas também acerca de um determinado período histórico que eu não tinha vivido: um período tão distinto daquele que vivemos hoje e que temos o dever de não esquecer. É um grande privilégio viver em liberdade".

Aplaudida pela crítica internacional e pelo público, a primeira longa-metragem de Catarina Vasconcelos foi seleccionada para mais de 60 festivais internacionais, tendo sido, em 2020, o filme português com mais presenças em festivais em todo o mundo e o mais premiado, vencedor de mais de 20 prémios, entre os quais, prémio de melhor filme e prémio do público em vários países.

Teve ante-estreia mundial no Festival de Berlim – onde venceu o Prémio FIPRESCI, atribuído pela Federação Internacional de Críticos. A ante-estreia nacional realizou-se no IndieLisboa 2020 - onde venceu o Prémio de Melhor Realização para Longa-metragem Portuguesa e o Prémio do Público.