Cartaz de cinema

"A Ilha Dos Gigantes" estreia a 20 de junho na RTP1

Publicado em 10 Jun. 2022 às 10:27, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Trailers, Estreias)

"A Ilha Dos Gigantes" estreia a 20 de junho na RTP1

Após oito anos de investigação, o documentário tenta desvendar o mistério dos tubarões-baleia nos Açores.

A Ilha de Santa Maria nos Açores é o local da Europa onde os tubarões-baleia se juntam em maior número. Ninguém sabe de onde vêm nem para onde vão, nem porque chegam rodeados de milhares de atuns. Para desvendar este mistério, a RTP apresenta o documentário "A Ilha dos Gigantes", com estreia marcada para 20 de junho, às 22h45, na RTP1.

Realizado pelo videógrafo subaquático Nuno Sá, que acompanha o avistamento desta espécie em Santa Maria há mais de oito anos, o documentário mostra os esforços da ciência para desvendar este mistério com o apoio dos pescadores locais que convivem diretamente com estes "gigantes".

Graças a imagens captadas por minicâmaras colocadas nos próprios tubarões-baleia, o documentário inclui filmagens inéditas de um comportamento único, mostrando como tubarões-baleia e atuns trabalham juntos para se alimentar de cardumes de pequenos peixes.

A bordo de um submarino nas águas profundas da pequena área marinha protegida, na Ilha de Santa Maria, a equipa descobre que mesmo pequenos santuários marinhos, como este, podem afetar a vida do maior peixe do mundo, um conhecimento que vem confirmar a necessidade de proteger o ecossistema marinho dos Açores.

Trailer "A Ilha dos Gigantes"

Nuno Sá, cineasta subaquático português, com prémios internacionais relacionados com fotografia da natureza foi galardoado, em 2018, com um Prémio BAFTA pela colaboração com a BBC na produção da série "Blue Planet 2". Tem mergulhado nos locais mais remotos e pristinos, do Círculo Polar Ártico à Grande Barreira de Coral da Austrália, e colaborado com  publicações e produtoras de renome internacional, como a National Geographic e o Discovery Channel. É Fundador da Atlantic Ridge Production, a primeira produtora portuguesa especializada em imagem subaquática.