Cartaz de cinema

"A Guerra dos Tronos": HBO prepara nova série com Jon Snow

Publicado em 17 Jun. 2022 às 09:51, por António Quintas, em Notícias de televisão e séries (Temas: Primeiro olhar, Elenco)

"A Guerra dos Tronos": HBO prepara nova série com Jon Snow

Kit Harington pode estar de regresso a Westeros.

Está em desenvolvimento uma nova série inspirada em "A Guerra dos Tronos" com a personagem de Jon Snow no centro da trama. A notícia adiantada pela imprensa norte-americana acrescenta que a ação terá lugar após os acontecimentos da oitava temporada com o seu muito contestado final.

O homem que descobriu chamar-se Aegon Targaryen e não quis ser rei, assassino da mulher que amou, foi desterrado para a Muralha onde se juntou aos que vivem na vastidão gelada, longe das nações e das mortíferas intrigas que preencheram a história de Westeros.

Central na narrativa de "As Crónicas de Gelo e Fogo", de George R.R. Martin, fonte literária de "A Guerra dos Tronos" que o autor parece pouco inclinado a terminar para desespero dos fiéis leitores (em teoria faltam dois volumes), Snow será protagonista de uma de várias séries anunciadas a partir deste universo imaginário onde a fantasia e os conflitos políticos e familiares se combinam.

Algumas das ideias previstas não chegaram a concretizar-se. Foi o caso da prequela escrita por Jane Goldman que teria Naomi Watts como protagonista. Passada milhares de anos antes da série original, contaria a origem dos White Walkers e chegou a ter um episódio piloto filmado na Irlanda do Norte antes de a HBO decidir não avançar, em outubro de 2019.

Assim, a primeira prequela a chegar aos ecrãs será "House of the Dragon", que teve cenas filmadas em Portugal, na zona de Monsanto. Estreia a 22 de agosto, na HBO Max para contar precisamente a história da casa Targaryen, 300 anos antes dos acontecimentos de "A Guerra dos Tronos".

As outras séries em desenvolvimento são:

"The Sea Snake" (também designada como "Nine Voyages"), história contemporânea de "House of the Dragon", mas focada em Corlys Velaryon (conhecido como Sea Snake, lendário marinheiro dos Sete Reinos);

"10 000 Ships" que leva a ação para mil anos antes de "A Guerra dos Tronos" e segue a Princesa Nymeria, antepassada da Casa Martell que fundou Dorne;

"A Knight of the Seven Kingdoms" (também se poderá chamar "The Hedge Knight" e foi inicialmente referida apenas como "Dunk & Egg"). Baseada nos "Contos de Dunk e Egg", parte de um grupo de contos complementares escritos por George R.R. Martin, sobre o cavaleiro Ser Duncan e o seu escudeiro, destinado a tornar-se o Rei Aegon Targaryen, acontecimentos ocorridos uns meros 90 anos antes do que se viu em "Game of Thrones";

Apenas na fase de rumores, fala-se da possibilidade de uma série que terá por base o bairro de Flea Bottom, em King's Landing, um local apresentado na série original onde vivem os habitantes mais pobres da capital de Westeros.

Ao mesmo tempo, existem planos para três séries de animação, das quais apenas de conhecem detalhes de "The Golden Empire", passada em Yi Ti, uma zona inspirada na antiga China.