Cartaz de cinema

"A Guerra das Salamandras" adaptada ao cinema

Publicado em 14 Jan. 2023 às 19:35, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Europeu)

"A Guerra das Salamandras" adaptada ao cinema

A produção checa será realizada por Aurel Klimt que pretende combinar diversas técnicas de animação com imagens reais.

O romance de ficção científica "A Guerra das Salamandras", de Karel Čapek, vai ser adaptado ao cinema. Na realização, Aurel Klimt. Nascido na Eslováquia, vive na República Checa e dirigiu anteriormente "Lajka", um conto inspirado na cadela que os soviéticos enviaram ao espaço em 1957.

Citado pelo Cineuropa, o realizador adianta que pretende dar ao filme um aspecto retro e combinar diversas técnicas de animação - desenhos à mão e gerados digitalmente - com atores de carne e osso e personagens criadas através da tecnologia de motion capture (semelhante à usada, por exemplo, em "O Senhor dos Anéis", ou em "O Planeta dos Macacos").

Publicada pela primeira vez em 1936, a sátira distópica "A Guerra das Salamandras" segue a descoberta de uma espécie inteligente de salamandras numa ilha do Pacífico. Capaz de aprender com os humanos, o animal evolui, mas torna-se vítima da exploração humana. Escravizadas, as salamandras acabam por revoltar-se.

Repleta de crítica social e política, é um produto da época em que foi escrita, mas mantém-se atual com a abordagem de temas como o racismo, ou o nacionalismo, e farpas apontadas às ideologias totalitárias que floresciam nos anos 30 do século XX.

O autor, Karel Čapek, pioneiro da escrita de ficção científica, é também conhecido como o responsável por popularizar o uso do termo "robot" (nascido da palavra "robota" que significa "trabalho" em várias línguas eslavas) introduzido na sua peça de teatro "R.U.R.", de 1920.