Publicado em 13 Nov. 2012 às 18:16, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries
Inundações de proporções épicas, milhões sem eletricidade, numerosas fatalidades, desespero. Compreenda as razões e saiba como uma tragédia deste género pode ocorrer novamente.
O National Geographic Channel continua a apresentar os acontecimentos mais chocantes e atuais dos nossos dias. Desta vez, o canal vai estrear um documentário onde mostra todos os detalhes do Furacão Sandy, incluindo o seu enorme e implacável acordar que causou quase 200 mortes nos Estados Unidos da América e paralisou a vida de milhões de pessoas em vários estados.
"Furacão Sandy: Alerta em Nova Iorque" é um documentário especial de uma hora que estreia em Portugal a 25 de novembro, pelas 01h00, no National Geographic Channel e que tem estreia global em mais de 171 países durante este mês.
Com este especial, os espectadores vão poder entrar no coração desta mega tempestade e perceber como ventos de 145 quilómetros por hora se transformaram em chuvas fatais que deixaram milhares de pessoas desalojadas e milhões sem eletricidade – com uma maior intensidade nas comunidades de Nova Jérsia e Nova Iorque que ainda estão em fase de recuperação.
Pela primeira vez, vamos descobrir como esta tempestade se desenvolveu e cresceu levando centenas de vidas desde as Caraíbas à Costa Este dos EUA, demonstrando a imprevisibilidade da fúria da natureza.
"Furacão Sandy: Alerta em Nova Iorque" agrega também histórias daqueles que viveram de perto esta tempestade catastrófica, peritos em meteorologia e perseguidores de furacões. Durante o documentário, várias imagens assustadoras vão ser mostradas, inclusive um vídeo caseiro da explosão na ConEd em Nova Iorque. "Parecia alguma coisa tirada de um filme de ficção científica, toda a gente gritava", diz John Mattiuzzie, um realizador de documentários residente em Brooklyn.
Neste documentário também podemos ouvir o relato de uma família que conseguiu capturar, através da câmara de um telefone, três árvores a cair perto de casa. "Nunca tinha sentido nada assim em toda a minha vida" diz John Mateer, "a casa é o lugar mais seguro que cada pessoa conhece e para nos sentirmos ameaçados dentro da nossa própria casa dá uma sensação de extremo medo… como se estivéssemos dentro de um filme de terror".
Pela primeira vez, a porta-voz do Departamento de Bombeiros de Nova Iorque, Emily Rahimi, explica como respondeu às mensagens de emergência no Twitter, porque as pessoas não conseguiam contacto através do número de emergência. "Esta tempestade foi, definitivamente, uma tempestade do século XXI. Esta foi a primeira vez, penso eu, em que se usaram as redes sociais como meio de ajuda e apelo".
Este documentário vai revelar as verdadeiras causas e consequências da devastação Sandy usando CGI, imagens de noticiários, compilações de vídeos caseiros e entrevistas na primeira pessoa”.
"Furacão Sandy: Alerta em Nova Iorque", estreia domingo, 25 de novembro, às 01h00, no National Geographic Channel.