Cartaz de cinema

A Festa do Cinema Francês regressa em outubro com 19 antestreias e foco na obra de Mia Hansen-Løve

Publicado em 27 Set. 2021 às 16:07, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Europeu, Ciclos de cinema)

A Festa do Cinema Francês regressa em outubro com 19 antestreias e foco na obra de Mia Hansen-Løve

A 22.ª Festa do Cinema Francês já tem datas. Entre 7 e 31 de outubro de 2021, a mostra dedicada à difusão do cinema de expressão francesa circula por nove cidades (Lisboa, Oeiras, Coimbra, Almada, Porto, Braga, Évora, Viseu e Faro) e volta a juntar antestreias à recordação de obras de cineastas de relevo, um programa infantojuvenil e sessões especiais dedicadas a filmes cuja estreia colidiu com fases de confinamento, aos quais se acrescenta uma secção dedicada ao cinema fantástico. Foco também na obra de Mia Hansen-Løve, que integrará a antestreia do seu mais recente filme, "Bergman Island", presente na edição deste ano do Festival de Cannes.

Vão ser 19 os filmes a integrar a secção de antestreias do evento. O filme de abertura será "Eiffel", de Martin Bourboulon, sobre a vida do emblemático engenheiro.

Na programação pontuam também "Um Triunfo", de Emmanuel Courcol, uma comédia muito inspirada na realidade, que gira em torno do trabalho desenvolvido por um ator com prisioneiros; "Gagarine", de Fanny Liatard e Jérémy Trouilh, sobre a luta de um jovem de 16 anos pela sobrevivência da sua cidade à boleia da vontade de ser cosmonauta, e "Sob as Estrelas de Paris", de Claus Drexel, história sobre encontros intergeracionais e o poder de redenção.

Da seleção da Festa do Cinema fazem ainda parte "As Coisas que Dizemos, as Coisas que Fazemos", de Emmanuel Mouret, um vaivém de relações amorosas, "Delicioso", de Éric Besnard, uma ficção que imagina o nascimento do primeiro restaurante do mundo e "Fantasias", de David Foenkinos e Stéphane Foenkinos, sobre o prazer e o desejo no século XXI.

Vencedor dos prémios César 2021 (conquistou sete prémios, incluindo o de Melhor Filme), "Adeus Idiotas" é uma comédia, com pitadas de drama, sobre a fragilidade humana e a coragem da decisão, que leva três personagens (interpretadas por Virginie Efira, Nicolas Marié e o próprio Albert Dupontel) através de um conjunto de situações insólitas para tentar resolver, ou melhorar, os problemas dos outros.

Alvo de um olhar especial, a cineasta francesa de origem dinamarquesa, Mia Hansen-Løve estudou no Conservatório de Artes Dramáticas de Paris, foi colaboradora da revista Les Cahiers du Cinéma e estreou-se no cinema pela mão de Olivier Assayas, como atriz, nos filmes "Fin août" e "Les destinées sentimentales". Chega à realização em 2004 com a curta-metragem "Après mûre réflexion". Os seus filmes têm sido aclamados pela crítica e selecionados nos festivais mais importantes. No foco que a Festa do Cinema Francês lhe dedica serão exibidos: "Bergman Island" (2021), "Maya" (2018), "O Que Está por Vir" (2016) e "Éden" (2014).

Novidade este ano é presença da Festa em mais cidades, numa parceria realizada com a NOS Cinemas. "Le Tour do Cinema Francês por Portugal" é o nome deste programa especial que arranca nas cidades de Braga, Évora, Viseu e Faro. Uma parceria que prevê alargar-se no próximo ano a mais espaços.

A Festa do Cinema Francês é organizada pela produtora Jangada, apoiada pela Embaixada de França e o Institut français du Portugal, em parceria com a rede das Alliances Françaises em Portugal. A 22ª edição do festival decorrerá nas seguintes datas: Lisboa (7 a 20 de outubro), Almada (12 a 16 de outubro), Oeiras (9, 10, 16, 17, 18 e 19 de outubro), Coimbra (12 a 16 de outubro), Porto (19 a 27 de outubro), Braga (21 a 24 de outubro), Évora (28 a 31 de outubro), Viseu (28 a 31 de outubro) e Faro (21 a 24 de outubro).

 

Selecção Antestreias 22.ª Festa do Cinema Francês

Foco Mia Hansen-Løve

  • Bergman Island, Mia Hansen-Løve, 2021, 112', Drama, Comédia, Fantástico, Romance
  • Éden, Mia Hansen-Løve, 2014, 131', Drama, Musical, Biopic
  • Maya, Mia Hansen-Løve, 2018, 105', Drama, Romance

O Que Está por Vir, Mia Hansen-Løve, 2016, 98', Drama