Publicado em 3 Jul. 2013 às 12:07, por António Quintas, em Notícias de cinema (Temas: Indústria cinematográfica, Cinema Norte-Americano)
Um filme mudo com quase cem anos provoca conflito entre Warner Bros. e Weinstein Co.
O próximo filme do realizador Lee Daniels - nomeado para um Oscar em 2009 por "Precious" - está envolvido num conflito entre dois estúdios norte-americanos.
A Weinstein Co. luta com a Warner Bros. (WB) pelo direito de usar o título "The Butler", que a WB afirma pertencer-lhe por via de uma curta-metragem muda com a mesma designação rodada no longínquo ano de 1916 e que faz parte do enorme catálogo do estúdio.
Apesar de os títulos de filmes nos EUA não estarem incluídos nas leis de direitos de autor, existe um mecanismo de registo e aprovação instituído pela própria indústria e regulado pela associação do setor.
O tribunal arbitral da Motion Picture Association of America (MPAA) decidiu ontem a favor da WB, e determinou a alteração imediata de título para o filme de Lee Daniels. A Weinstein Co. contra-atacou com um apelo e a contratação do advogado David Boies, conhecido por ter trabalhado em vários processos de grande importância nos EUA e que envolveram empresas como a Microsoft, a associação de jogadores da NBA, ou o cineasta Michael Moore.
Este caso ocorre semanas após outro conflito, em redor da semelhança de títulos entre "The Good Life" (Weinstein Co.) e uma das próximas estreias da WB, "The Good Lie", ter sido resolvido rapidamente e sem alarde, como é habitual na indústria cinematográfica dos EUA.
"The Butler", de Lee Daniels, conta a história de Cecil Gaines, um afro-americano que consegue trabalho na Casa Branca e ascende ao lugar de mordomo, posição em que acompanha os mandatos de vários presidentes dos EUA, entre 1952 e 1986.
Forest Whitaker protagoniza e é acompanhado no elenco por Oprah Winfrey - que regressa ao cinema após "Beloved", em 1988 - na pele de Gloria, a mulher de Gaines.
Os ilustres inquilinos da Casa Branca incluem Robin Williams, como Dwight D Eisenhower; Melissa Leo no papel de Mamie Eisenhower; James Marsden encarna John F. Kennedy e Minka Kelly é a sua mulher Jackie; John Cusack é Richard Nixon; e Alan Rickman interpreta Ronald Reagan com Jane Fonda no papel de Nancy Reagan.
A estreia de "The Butler" nos EUA está prevista para 16 de agosto.