Cartaz de cinema

8 ½ Festa do Cinema Italiano em Viana do Castelo de 6 a 8 de setembro

Publicado em 2 Set. 2016 às 14:03, por , em Notícias de cinema (Temas: Ciclos de cinema, Cinema Europeu)

8 ½ Festa do Cinema Italiano em Viana do Castelo de 6 a 8 de setembro

A 9ª edição da Festa do Cinema Italiano chega a Viana do Castelo, de 6 a 8 de setembro, no Teatro Municipal Sá de Miranda, apresentando algumas das melhores produções do cinema Italiano. São apresentados três filmes: na sessão de abertura, na terça-feira, 6 de setembro, às 21h30, a cópia restaurada da obra prima "8 ½", de Federico Fellini, vencedor do Óscar de melhor filme estrangeiro, em 1964 e um dos grandes clássicos de sempre do cinema.

O novo filme de culto italiano "Lo Chiamavano Jeeg Robot" de Gabriele Mainetti, vencedor da Festa do Cinema Italiano 2016, em Lisboa, e de inúmeros prémios em Itália,  o filme é exibido quarta-feira, às 21h30. Trata-se de uma mistura surpreendente entre o cinema de super-heróis e o típico policial italiano.

Para o último dia, quinta-feira, às 21h30, está reservado "Le cose belle", de Agostino Ferrante e Giovanni Piperno. Um dos vencedores da edição passada da Festa do Cinema Italiano, é um documentário filmado durante mais de dez anos, que nos conta o cansaço e a beleza de crescer no sul de Itália, através da história de quatro jovens, entre a adolescência e a idade adulta.

O mais importante evento em Portugal dedicado ao cinema e à cultura de Itália teve início em Lisboa, de 30 de março a 7 de Abril, no Cinema São Jorge, no Cinema UCI – El Corte Inglés e na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema. Para além de Viana do Castelo e de Lisboa, a Festa do Cinema Italiano marcou presença nas seguintes cidades: Porto, Cascais, Coimbra, Aveiro, Elvas, Caldas da Rainha, Guimarães, Évora, Almada, Tomar, Setúbal, Loulé e Beja.

Internacionalmente, acontece em Luanda (Angola), Maputo (Moçambique) e sete cidades do Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre.