Publicado em 13 Feb. 2025 às 10:06, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)
O novo filme do realizador de "Run Lola Run" e um Urso de Ouro honorário para Tilda Swinton vão ser os momentos altos do primeiro dia.
A 75.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim tem início esta noite, numa Alemanha marcada por intensa campanha eleitoral. O evento, um dos mais prestigiados do mundo cinematográfico, decorre até 23 de fevereiro, véspera das eleições legislativas antecipadas que poderão dar uma votação histórica à extrema-direita.
Uma nova diretora, a norte-americana Tricia Tuttle, que anteriormente liderava o Festival de Cinema de Londres, estreia-se com o enorme desafio revitalizar a Berlinale e devolver-lhe um papel central no circuito cinematográfico internacional.
A cerimónia de abertura será marcada ainda pela entrega do Urso de Ouro honorário à atriz Tilda Swinton, figura emblemática do cinema independente.
Conhecido pelo caráter progressista, o festival berlinense tem sido tradicionalmente um espaço de reflexão sobre temas sociais e políticos. Em edições anteriores, a presença de representantes do partido de extrema-direita AfD causou desconforto e protestos. Este ano, a edição decorre em clima de forte tensão política, com os comentários das personalidades presentes a serem seguidos com atenção, sobretudo os de realizadores e atores alemães.
O filme de abertura, "The Light", de Tom Tykwer, aborda questões atuais, acompanhando a história de uma imigrante síria contratada como governanta por uma família berlinense. Famoso por "Run, Lola, Run", de 1998, Tykwer regressa à Alemanha contemporânea após à série televisiva "Babylon Berlin", um policial que decorre no início do século XX, durante a República de Weimar, e acompanha a ascensão do nazismo.
Ao longo do festival, 19 filmes disputarão o Urso de Ouro, com a decisão final a cargo do júri presidido por Todd Haynes. Entre os concorrentes estão "Blue Moon", de Richard Linklater (EUA), "Kontinental '25", de Radu Jude (Roménia), e "Hot Milk", estreia na realização da argumentista Rebecca Lenkiewicz (Reino Unido).
Os 19 filmes que o júri presidido por Todd Haynes avaliará são: