Cartaz de cinema

50 anos da chegada à Lua assinalados no Canal História

Publicado em 2 Jul. 2019 às 18:31, por filmSPOT, em Notícias de televisão e séries (Temas: Estreias)

50 anos da chegada à Lua assinalados no Canal História

Três documentários inéditos revelam aspetos menos conhecidos da missão espacial que, pela primeira vez, colocou um ser humano na Lua.

O canal HISTÓRIA assinala o 50º aniversário da chegada à Lua com a estreia de três documentários, a 20 de julho, pelas 22h15. O "Especial 50 anos na Lua", faz parte da programação especial do 20º aniversário do canal e revela aspetos do maior passo dado pela Humanidade e o feito mais audaz da NASA.

"Estação Apolo", documentário de produção própria, é o primeiro a ser emitido e narra a apaixonante, mas pouco conhecida história de como a Espanha participou na chegada à Lua. Em 1964, a NASA deu luz verde à construção de uma estação espacial dedicada às missões lunares em Fresnedillas de la Oliva, um pequeno município madrileno que vivia da criação de gado. O documentário conta como o início da corrida espacial virou do avesso a vida tranquila dos moradores desta localidade.

Na chamada "Estação Apolo", um pequeno grupo de espanhóis, sob orientação de pessoal americano, foi  testemunha privilegiads da chegada à Lua. Foram eles os responsáveis pelas comunicações entre a Terra e a Apolo XXI e também os primeiros a ouvir as famosas palavras de Neil Armstrong: "The Eagle has landed" ("A Águia aterrou"). O programa inclui o testemunho de alguns técnicos que trabalharam na Estação de Fresnedillas a 20 de julho de 1969 e que recordam como esse dia histórico foi vivido.

A segunda estreia é "A Alunagem e os Nazis", documentário que descreve em detalhe a importância que  Wernher von Braun e a sua equipa de mais de 100 técnicos e engenheiros alemães tiveram no programa espacial norte-americano. A crónica do seu sucesso está envolta em mistério. Muitos tinham um passado nazi e contribuíram para o desenvolvimento do terrível míssil V2. Cerca de 20 mil trabalhadores forçados perderam a vida durante a produção, vítimas das condições desumanas nas diversas fábricas de armas secretas nazis. Em 1945, numa operação secreta para se apoderarem da tecnologia alemã, os americanos levaram esses cientistas para os EUA. Só décadas mais tarde foram divulgados os documentos secretos que detalhavam o envolvimento dos funcionários alemães da NASA com o III Reich.

Por último, "Alunagem: As Gravações Perdidas". A 16 de julho de 1969, o mundo parou para ver os três astronautas da Apolo XXI tentarem o impossível: pilotar uma aeronave lançada do planeta Terra, aterrar num corpo celeste e regressar a casa. À medida que a missão de nove dias decorre, as gravações áudio do centro de controlo da missão registam o drama que se desenrola. Cada momento revela novos perigos, novas decisões e novas maravilhas... Meio século volvido, ainda há material inédito a vir a público. Fotos raras, filmagens armazenadas durante décadas, gravações áudio nunca ouvidas. Relíquias que nos levam a mergulhar nas mentes dos astronautas e revelam as suas dúvidas e medos pessoais no momento em que se preparavam para fazer História.