Cartaz de cinema

5 biografias musicais para acompanhar "Get On Up"

Publicado em 13 Nov. 2014 às 21:52, por Samuel Andrade, em Notícias de cinema (Temas: Estreias)

5 biografias musicais para acompanhar "Get On Up"

Uma mão cheia de obras sobre a vida de músicos incontornáveis como forma de assinalar a estreia de "Get On Up – A História de James Brown".

Na semana em que "Get On Up – A História de James Brown", filme biográfico centrado naquele que muitos apelidaram de "The Godfather of Soul", chega às salas nacionais, o filmSPOT recorda cinco títulos que recriaram, da forma mais singular, a vida e carreira de figuras emblemáticas do rock e pop do Século XX.

"Rock de Fogo" (1989, Jim McBride)

Olhar fascinante sobre uma das personagens mais controversas da História do rock and roll. Dennis Quaid dá corpo a Jerry Lee Lewis, que tão depressa se celebrizou enquanto autor dos memoráveis "Great Balls of Fire" ou "Breathless", como a seguir conheceu a desgraça e o alcoolismo após a revelação do seu casamento aos 22 anos com uma prima de 13 ter provocado um escândalo. A lenda de Jerry Lee Lewis, contudo, é imortal – ou não fosse a sua tendência em fazer de cada espetáculo um momento quase explosivo.

 

"What's Love Got to Do with It" (1993, Brian Gibson)

O filme sobre a vida e sucesso de Anna Mae Bullock, mais conhecida como Tina Turner, foi um dos maiores sucessos cinematográficos do seu ano de estreia – e, simultaneamente, dos mais controversos, sobretudo pela disputa da veracidade de algumas cenas pelas personalidades citadas. Tal não assombra, contudo, o modo como o filme capta a essência do espírito lutador e talento natural de Tina Turner, impecavelmente encarnada por Angela Bassett, que encontra em Laurence Fishburne, no papel do abusivo marido de Tina, Ike Turner, um par à altura.

 

"Ray" (2004, Taylor Hackford)

Obra que consumiu 15 anos de trabalho e esforço ao realizador Taylor Hackford, o filme biográfico sobre Ray Charles é, acima de tudo, a demonstração da capacidade dramática de Jamie Foxx (recompensado com um Oscar de Melhor Ator), na recriação do espírito rebelde de um artista que, por razões raciais e pela sua limitação física, foi capaz de alcançar um sucesso quase improvável.

 

"I"m Not There" (2007, Todd Haynes)

Pelo seu estatuto e importância, um filme sobre Bob Dylan nunca se afiguraria como tarefa fácil. Nesse sentido, o realizador Todd Haynes escolheu a abordagem realmente alternativa: uma biografia mais sugerida do que declarada, com seis atores diferentes a darem corpo e alma ao autor de "Blowin' in the Wind" e "The Times They Are a-Changin"": Christian Bale, Marcus Carl Franklin, Richard Gere, Heath Ledger, Ben Whishaw e (nem mais, nem menos) Cate Blanchett.

 

"Control" (2007, Anton Corbijn)

Filmado num fulgurante preto e branco – ou não fosse este o primeiro trabalho em cinema de um fotógrafo conceituado –, os contornos atribulados e comoventes da curta vida de Ian Curtis, o motor criativo dos Joy Division cuja epilepsia não impediu que uma lenda tenha nascido, é-nos contada de forma absolutamente envolvente, ilustrada por uma imensa e apaixonada interpretação do então estreante Sam Riley.

 

"Get On Up – A História de James Brown" está, desde hoje, em exibição nas salas de cinema.