Cartaz de cinema

20 Filmes Para Ver no Doclisboa 2019

Publicado em 16 Out. 2019 às 09:04, por Samuel Andrade, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

20 Filmes Para Ver no Doclisboa 2019

Selecionámos duas dezenas de propostas, de entre a vasta programação do festival. Um mero ponto de partida para se orientar no Doclisboa deste ano.

A menos de 24 horas do início da 17ª edição do Doclisboa, o filmSPOT partilha a habitual sugestão de filmes, partindo da programação que, de 17 a 27 de Outubro, exibirá mais de 300 filmes, num Festival que continua a convocar os filmes e as pessoas para ver e pensar o mundo através do cinema.

"Longa Noite" (Eloy Enciso) - Sessão de Abertura

Alguns anos após o fim da Guerra Civil, Anxo regressa à sua vila natal no meio rural galego. Em conversas informais ao longo da viagem, apercebe-se de como a guerra e o novo regime transformaram as relações entre as pessoas. Excertos de peças, memórias e cartas do regime franquista servem de inspiração a "Longa noite", um filme que explora os alicerces sociopolíticos do fascismo.

 

"Just Don't Think I'll Scream" (Frank Beauvais) - Competição Internacional

Durante seis meses, o realizador Frank Beauvais devorou filmes de modo obsessivo - 400 ao todo, que vão de clássicos a filmes malditos, obras de autor a filmes populares, a cores ou a preto e branco, num imenso conjunto de imagens a partir das quais o filme é construído.

 

"Noli Me Tangere" (Christophe Bisson) - Competição Internacional

Série de retratos de vários homens marcados pela vida, que optaram por se retirar da sociedade e viver à margem do mundo, intercalados com variações atmosféricas sobre a mesma paisagem: a vista de uma cidade à distância, perdida na neblina ou na escuridão.

 

"中孚 61. La verdad interior" (Sofía Brito) - Competição Internacional

中孚 61. La Verdad Interior revela o processo de criação de "Telemundo", um filme colaborativo realizado por James Benning e protagonizado por ele e Sofía Brito. É uma viagem, uma entrevista. O vínculo entre um realizador de cinema com um grande percurso e uma jovem actriz, que se lança a retratar o processo criativo que se estabelece entre ambos.

 

"Prazer, Camaradas!" (José Filipe Costa) - Competição Portuguesa

1975. Pós-revolução de 25 de Abril. Eduarda, João e Mick viajam da Europa do Norte para trabalhar nas cooperativas das herdades ocupadas em Portugal. Vêm ajudar nas actividades rurais e pecuárias, dar consultas médicas e de planeamento familiar, mostrar filmes de educação sexual e participar nos bailes tradicionais.

 

"Vulcão: O que sonha um Lago?" (Diana Vidrașcu) - Competição Portuguesa

O filme retira a sua energia visual das placas tectónicas em choque sob as ilhas dos Açores. Das profundezas da terra em ebulição à superfície da película de celulóide, irrompe um documentário experimental.

 

"A Story from Africa" (Billy Woodberry) - Secção Da Terra à Lua

A Story From Africa

Na sequência da resolução da Conferência de Berlim de 1885 quanto à divisão de África, o exército português usa um oficial talentoso para registar a ocupação efectiva do território conquistado em 1907 ao povo cuamato, no sul de Angola. "A Story from Africa" dá vida a este arquivo fotográfico raramente visto através da história trágica de Calipalula, o fidalgo cuamato que foi decisivo no desenrolar dos eventos desta campanha de pacificação portuguesa.

 

"143 Rue du Désert" (Hassen Ferhani) - Secção Da Terra à Lua

No meio do Saara argelino, uma mulher escreve a sua história. Acolhe camionistas, seres errantes e sonhos para um cigarro, um café ou uns ovos… Chama-se Malika.

 

"Brexit Behind Closed Doors" (Lode Desmet) - Secção Da Terra à Lua

Durante dois anos, a cineasta belga Lode Desmet teve acesso exclusivo ao coordenador do Brexit do Parlamento Europeu, Guy Verhofstadt, e à sua equipa próxima. O filme é uma reveladora mosca na parede que regista as conversas e discussões confidenciais dos negociadores europeus enquanto estes delineiam a estratégia para lidar com os britânicos.

 

"Family Romance, LLC" (Werner Herzog) - Secção Da Terra à Lua

Yuichi Ishii é o presidente executivo da Family Romance, uma empresa que aluga humanos de substituição para todas as necessidades dos seus clientes – um membro da família para uma ocasião especial, alguém para assumir a culpa de um engano no trabalho, um estranho para ajudar a reviver o melhor momento da vida. No filme, uma mãe pede a Ishii para se fazer passar pelo marido há muito ausente e restabelecer a ligação com a filha adolescente.

 

"The Brink" (Alison Klayman) - Secção Da Terra à Lua

Quando Steve Bannon deixou o cargo de estratega-mor da Casa Branca, já era uma figura conhecida no círculo restrito de Trump e por trazer uma ideologia de extrema-direita para as esferas mais altas da política americana. "The Brink" acompanha Bannon ao longo das eleições intercalares nos Estados Unidos e nos seus esforços de mobilização dos partidos de extrema-direita, de modo a ganhar assentos nas eleições para o Parlamento Europeu de Maio de 2019.

 

"What she said: the Art of Pauline Kael" (Rob Garver) - Secção Heart Beat

A controversa e pioneira crítica de cinema Pauline Kael lutou para se afirmar, exerceu influência sobre toda a gente, de Orson Welles a Steven Spielberg, e inspirou cineastas como Quentin Tarantino. Novas entrevistas e material de arquivo nunca antes visto revelam o que levou a que a crítica da New Yorker fosse simultaneamente adorada e desprezada.

 

"Forman vs. Forman" (Helena Třeštíková e Jakub Hejna)  - Secção Heart Beat  

Miloš Forman, o artista. Miloš Forman, o homem. Cineasta galardoado com óscares e, ao mesmo tempo, aventureiro carismático com a coragem de se questionar a si mesmo que nunca deixou de procurar um lugar onde se sentisse livre. Delineando o percurso de vida do mais famoso realizador checo, o filme é uma colagem de arquivos particulares e oficiais raros e memórias autobiográficas narradas pelo filho, Petr Forman.

 

"The Projectionist" (Abel Ferrara) - Secção Heart Beat

The Projectionist

O realizador Abel Ferrara traça a vida e carreira do amigo e companheiro cinéfilo Nicolas "Nick" Nicolaou, imigrante cipriota que começou a trabalhar na adolescência em pequenos cinemas de bairro por Manhattan, desafiando a gentrificação e mudando hábitos de ir ao cinema nos anos 1980, para surgir décadas depois como um dos últimos proprietários de cinemas independentes em Nova Iorque.

 

"The Cavern Club: the Beat Goes On" (Christian Francis-Davies e Jon Keats)  - Secção Heart Beat

Fundado em 1957 pelo jovem aficionado de jazz Alan Sytner, que procurou recriar os clubes de jazz parisienses de que tanto gostava, e famoso por os Beatles aí terem tocado 292 vezes, o auto-proclamado "melhor clube do mundo" sobreviveu a dois encerramentos e foi tragicamente demolido e reconstruído tijolo a tijolo. Após muitos altos e baixos, está de regresso à sua antiga glória, acolhendo artistas como Jessie J, os Arctic Monkeys e Adele.

 

"Sophia, na Primeira Pessoa" (Manuel Mozos) - Secção Heart Beat

Sophia na primeira pessoa

Recorrendo ao espólio pessoal da autora, a imagens actuais de locais onde viveu ou que lhe foram queridos e a imagens de arquivo de televisão e cinema; utilizando partes da sua prosa e da sua poesia sempre com testemunhos na primeira pessoa; do Porto a Lisboa, da Granja a Lagos, do mar Atlântico ao Mediterrâneo, da Grécia ao 25 de Abril: as paixões e decepções de uma vida e obra dedicadas à busca pelo real, a liberdade e a justiça.

 

"Zé Pedro Rock 'n' Roll" (Diogo Varela Silva) - Secção Heart Beat

Zé Pedro

Zé Pedro, o lendário guitarrista dos Xutos e Pontapés, é a maior figura do rock "n" roll português, tendo sido o seu grande impulsionador, não só enquanto guitarrista fundador da maior banda nacional de sempre, mas também através na divulgação do género como crítico de música, radialista e dono do Johnny Guitar, mítico clube lisboeta e sala de concertos, onde tantas e tantas bandas deram os primeiros passos.

 

"Don't Look Back" (D.A. Pennebaker) - Secção Heart Beat

Don't Look Back

Um retrato em estilo cinéma vérité de Bob Dylan em digressão em Inglaterra, em 1965, com Joan Baez, Alan Price e Bob Neuwirth. Apresentando algumas das canções mais famosas de Dylan, incluindo Subterranean Homesick Blues, The Times They Are A-Changin' e It's All Over Now, Baby Blue, o filme é um retrato extremamente elaborado de um ícone americano que influenciou décadas de documentários de bastidores vérité.

 

"O Que Vai Acontecer Aqui?" (Colectivo Left Hand Rotation) - Cinema de Urgência

Um filme sobre os movimentos sociais que defendem o direito a habitar na cidade de Lisboa, num momento de intensificação das lutas pelo espaço urbano provocada pela expansão do capitalismo financeiro, que concentra riqueza nas mãos de uns poucos e aumenta a desigualdade social. Um filme sobre os que desafiam a conversão da cidade numa mercadoria e desobedecem à injustiça, construindo poder do lado de quem procura um lugar para viver.

 

"Technoboss" (João Nicolau) - Sessão de Encerramento

Luís Rovisco, sexagenário divorciado, espera em breve cessar as suas funções de director comercial da empresa SegurVale – Sistemas Integrados de Controlo de Circulação. Espera sentado, a maior parte das vezes ao volante e a cantar sobre o que lhe vai passando à frente. É senhor de uma bagagem que lhe permite escapar de forma sempre airosa às armadilhas que a tecnologia, os colegas e um misterioso patrão ausente parecem semear-lhe pelo caminho. Mas diante de Lucinda, a recepcionista do Hotel Almadrava, a música é outra.

 

Para além destes destaques individuais, merecem igual realce, na edição deste ano, a retrospetiva do trabalho da cineasta libanesa Jocelyne Saab e o ciclo "Ascensão e Queda do Muro – O Cinema da Alemanha de Leste", que assinala o 30º aniversário da Queda do Muro de Berlim.

A programação completa e os horários das sessões do Doclisboa 2019, incluindo atividades paralelas, projetos educativos, encontros entre profissionais e debates, podem ser consultados no site do Festival.