Cartaz de cinema

18ª edição da Festa do Cinema Francês anima salas de cinema pelo país

Publicado em 22 Set. 2017 às 19:26, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Europeu, Ciclos de cinema)

18ª edição da Festa do Cinema Francês anima salas de cinema pelo país

A Festa do Cinema Francês chega este ano à 18ª edição e terá lugar em 12 cidades, de 5 de outubro a 12 de novembro: Lisboa, Almada, Cascais, Coimbra, Leiria, Porto, Aveiro, Faro, Beja, Seixal, Viana do Castelo e Setúbal.

A organização é do Institut Français du Portugal, com a Embaixada de França e a rede de Alliances françaises em Portugal, em parceria com as cidades e as salas em que é apresentada.

DATAS E LOCAIS

LISBOA 5 a 15 de outubro no Cinema São Jorge, Cinemateca Portuguesa e UCI Cinemas

ALMADA 11 a 15 de outubro no Auditório Fernando Lopes-Graça – Fórum Romeu Correia

CASCAIS 12 a 15 de outubro no Cinema da Vila

COIMBRA 17 a 22 de outubro no Teatro Académico Gil Vicente

LEIRIA 19 a 21 de outubro no Teatro Miguel Franco

PORTO 23 a 29 de outubro no Rivoli Teatro Municipal

AVEIRO 2 e 3 de novembro no Teatro Aveirense

FARO 7 a 10 de novembro no Teatro Municipal de Faro

BEJA 7 a 11 de novembro, no Pax Julia

SEIXAL 8 a 11 de novembro no Auditório Municipal

VIANA DO CASTELO 8 e 9 de novembro no Teatro Sá da Bandeira

SETÚBAL 10 a 12 de novembro no Cinema Charlot

Este ano duas novas salas se juntam à Festa do Cinema Francês: UCI Cinemas, em Lisboa, onde serão projectados em antestreia os filmes que terão distribuição comercial e O Cinema da Villa, em Cascais.

CONVIDADOS

Thierry Frémaux, realizador, director do Institut Lumière e do Festival de Cannes, abre a 18ª edição da Festa do Cinema francês, no dia 5 de outubro no Cinema São Jorge, com o seu filme "Lumière! L'aventure commence / Lumière".

Arnaud Desplechin, realizador, estará no Cinema São Jorge a 6 de outubro onde apresentará "Les Fantômes d'Ismael / Os Fantasmas de Ismael".

Laurent Grousset, Presidente da Fundação Jean-Pierre Melville e sobrinho do realizador do policial francês, estará presente a 7 de outubro na Cinemateca Portuguesa para uma conferência após a qual será inaugurada a retrospectiva integral da obra do cineasta com "Le silence de la mer".

Lila Pinell e Chloé Mahieu, co-realizadoras de "Kiss and Kry" abrem o Ciclo ACID a 9 de outubro no Cinema São Jorge e darão uma masterclass no fim da projecção.

Patrick Mille, realizador e actor, com dupla nacionalidade francesa e portuguesa, vem à sua cidade natal, Lisboa, apresentar, em antestreia, o seu filme "Going to Brazil" a 10 de outubro no Cinema São Jorge e a 11 de outubro no Fórum Romeu Correia, em Almada. Patrick Mille também é actor em "Django / Melodias de Django".

Etienne Comar vem apresentar precisamente "Django / Melodias de Django" a 11 de outubro nos Cinemas UCI, em Lisboa, e a 12 de outubro estará no Cinema da Vila, em Cascais.

Marie Dumora, realizadora e directora de fotografia, estará na Amadora, para a apresentação do filme "Belinda" e uma masterclass, a 12 de outubro, no âmbito do ciclo ACID.

Mariana Otero, vem apresentar o documentário "L'Assemblée", a 12 de outubro no Cinema São Jorge, em Lisboa.

Claire Simon, realizadora, directora de fotografia e argumentista, estará no Cinema São Jorge a 14 de outubro para apresentar em antestreia o filme "Le Concours" que filmou na prestigiada escola de cinema La Fémis.

Carine Tardieu, realizadora, acompanhada pelo produtor Antoine Rein, volta ao Cinema São Jorge onde apresentará "Otez-moi d'un doute", a 15 de outubro.

Maryam Goormaghtigh e Hossein, respectivamente realizadora e actor de "Avant la fin de l'été" apresentarão o filme no Rivoli Teatro Municipal, no Porto, a 24 de outubro, no âmbito do ciclo ACID e farão uma masterclass.

Ilan Klipper e Marilyne Canto, realizador e actriz de "Le ciel étoilé au-dessus de ma tête", apresentam o filme no âmbito do ciclo ACID, ao qual se segue uma masterclass, no Rivoli Teatro Municipal no Porto, a 25 de outubro.

Renaud Monfourny, fotógrafo, co-fundador da revista "Les Inrockuptibles" terá uma exposição que ficará patente na Plataforma Revólver de 21 de setembro a 4 de novembro.

A programação completa da Festa do Cinema Francês pode ser consultada no site do evento.