Cartaz de cinema

17ª edição do FEST - Novos Realizadores | Novo Cinema anuncia fecho do programa

Publicado em 23 Set. 2021 às 13:51, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Festivais de cinema)

17ª edição do FEST - Novos Realizadores | Novo Cinema anuncia fecho do programa

Está fechado o programa para a 17.ª edição do FEST - Novos Realizadores | Novo Cinema. Após quase dois anos de pandemia, e depois de uma edição significativamente mais limitada do que o habitual, em 2021 o FEST regressa com vontade de chegar mais próximo do seu formato normal, no Multimeios de Espinho.

Passam, este ano, pelo Training Ground a cineasta Isabel Coixet, o escritor Irvine Welsh, o argumentista Tony Grisoni, a consultora de cinema Dörte Schneider, o diretor de fotografia Tetsuo Nagata, e o editor de som Eddy Joseph. O programa PRO completa-se ainda com dias temáticos que olham para o presente e futuro da indústria cinematográfica: um Dia de Produção Virtual, que contará com master classes dedicadas à Produção Virtual orientadas pela produtora da Epic Games, Nancy Xu e o produtor executivo da Glassbox Technologies, Johannes Wilkes,; e um dia dedicado à Representação e a Relação Ator/Realizador, que conta com as confirmações da diretora de casting Nancy Bishop e a acting manager Caprice Crawford.

Tendo como tema central a Esperança, o FEST incorpora ainda um olhar transversal pelas obras de cineastas emergentes da atualidade, nas competições Lince de Ouro e Lince de Prata; uma alargada selecção de obras produzidas em Portugal, no Grande Prémio Nacional; e uma retrospectiva do trabalho da realizadora catalã Isabel Coixet que passará por Espinho e por Lisboa (Culturgest). A Catalunha será, de resto, o destaque na secção Flavours of the World, que integrará dois programas de curtas dedicados ao potencial criativo da região.

Integrando um total de mais de 240 filmes de produção recente, o FEST vai ainda receber a antestreia dos dois primeiros episódios de "Capitães do Açúcar", realizada pelo espinhense Ricardo Leite e que terá estreia em breve na RTP. A série retrata um grupo de jovens estudantes das Belas Artes do Porto, que se envolvem num esquema de produção e distribuição de uma substância psicotrópica chamada Açúcar.

"The Sacred Spirit", realizado por Chema Garcia Ibarra, estreado na edição deste ano do Festival de Locarno, será o filme de encerramento do 17.º FEST que decorre entre 4 e 11 de outubro nas cidades de Espinho, Porto e Lisboa.

 O festival vai incluir ainda um especial de 14 filmes disponível na plataforma de streaming Filmin.