Cartaz de cinema

16 factos curiosos sobre "Capitão América: O Soldado do Inverno"

Publicado em 11 Mar. 2014 às 22:08, por filmSPOT, em Notícias de cinema (Temas: Cinema Norte-Americano)

16 factos curiosos sobre "Capitão América: O Soldado do Inverno"

Steve Rogers une forças com Natasha Romanoff, também conhecida como Viúva Negra, para combater um inimigo poderoso mas sombrio, nos dias de hoje. Fiquei a saber mais sobre a rodagem do filme.

  1. A personagem do Soldado do Inverno, interpretada por Sebastian Stan no primeiro filme, foi criada por Ed Brubaker para a Marvel Comics em 2005. Apesar da personagem de Bucky Barnes já ter surgido anteriormente na banda desenhada do Capitão América, este tinha sido morto durante a Segunda Guerra Mundial e ressuscitou apenas quando Brubaker o trouxe de volta como o Soldado do Inverno.
     
  2. Para as cenas do filme que tomaram lugar no navio, os cineastas utilizaram o Sea Launch Commander, atracado em Long Beach, Califórnia. Apesar de terem existido desafios relacionados com o espaço disponível para coreografar cenas de luta complexas nos espaços apertados de um navio, os cineastas ficaram contentes por conseguirem aproximar o filme da realidade utilizando um navio existente.
     
  3. No filme "Capitão América: O Soldado do Inverno", os fãs terão a oportunidade de verem múltiplos da versão 2.0 do porta-aviões, bem como da sede da S.H.I.E.L.D., baseada num edifício chamado Triskelion em Washington, D.C. O Triskelion é um edifício de última geração com design novo que encaixa perfeitamente no cenário de Washington.
     
  4. Chris Evans recebeu treino de artes marciais mistas para "Capitão América: O Soldado do Inverno", já que as técnicas de luta que utilizou no filme são uma mistura de parkour, jiu jitsu brasileiro, karaté e boxe. Os cineastas acreditaram que trazer Steve Rogers para o mundo moderno significava também que ele tinha estudado e dominado estilos e técnicas de luta moderna.
     
  5. Com uma abordagem acrobática ao modo como a luta é apresentada no filme, Evans envolveu-se, por vontade própria, no treino, o que o ajudou bastante quando chegou a altura de filmar sequências como a Luta do Elevador.
     
  6. A Luta do Elevador foi a primeira sequência de luta a ser filmada. Conta com Brock Rumlow e dez outros homens num elevador lotado, juntamente com o Capitão América. O desafio esteve na quantidade de coreografia que os cineastas podiam incluir num espaço tão pequeno. Percebendo que Steve Rogers teria de ser defensivo, os coordenadores de acrobacias deixaram Chris Evans utilizar as mãos e os pés a curta distância até ter mais espaço para usar técnicas de combate e provocar estragos mais sérios.
     
  7. Sebastian Stan, que interpreta o Soldado do Inverno, recebeu também um treino rigoroso de luta e armas. Foi alvo de uma chacota saudável por parte dos amigos porque praticava os movimentos durante todo o dia, com uma faca de plástico, para que parecessem naturais.
     
  8. Em "Capitão América: O Soldado do Inverno", o Capitão América tem um novo fato "camuflado" - azul-marinho, de aparência utilitária que se move com fluidez. Uma vez que está a trabalhar em operações especiais no novo filme, era lógico que não usasse um alvo no peito enquanto estivesse em missões clandestinas. Por isso, os cineastas optaram por um fato que tivesse textura e parecesse mais real, com uma componente balística com Kevlar que protegesse o Capitão América e, ao mesmo tempo, funcionasse como um uniforme militar.

  9. Os cineastas estavam interessados em acrescentar um design mais táctico ao fato do Falcão do que o representado na banda desenhada. Assim, incorporaram muitas das correias e engrenagens. O resultado final foi uma peça com partes icónicas do fato do Falcão mas sem os elementos próprios da banda desenhada que não funcionariam nos dias de hoje. O fato do Falcão levava 25 minutos a vestir.
     
  10. Anthony Mackie trabalhou ainda bastante com cabos. Os coordenadores de acrobacias faziam-no voar cerca de 20 metros e aterrar com precisão no ponto marcado para que pudesse largar os cabos e entrar diretamente na cena. Felizmente para todos os envolvidos, Mackie é atlético e altamente coordenado, o que facilitou muito a tarefa.
     
  11. Anthony Mackie, cujo entusiasmo e energia pela sua personagem eram contagiosos, gostava de dizer "Passa o cheque!" sempre que algo corria bem ou uma cena tinha sido completa. A frase tornou-se contagiante e algo que depressa todos diziam no set.
     
  12. O atual campeão peso-meio-médio do UFC, Georges St-Pierre, faz de mercenário francês no filme. Para os cineastas, conseguir o popular lutador de artes marciais mistas para o papel foi uma golpada de sorte e bom timing, mas Georges St-Pierre também ficou entusiasmado por ter a primeira oportunidade de participar num filme de ação.
     
  13. Filmar em Washington D.C. colocou Steve Rogers, a Viúva Negra e o Falcão em cena em alguns dos marcos mais proeminentes dos E.U.A., incluindo o Jefferson Memorial, o Lincoln Memorial, o Museu do Ar e do Espaço, o Capitólio, o National Mall, o Occidental Restaurant no The Willard Hotel, o DuPont Circle Neighborhood e a Theodore Roosevelt Bridge, que a produção fechou pela primeira vez para as filmagens de um filme.
     
  14. As filmagens nas ruas de Washington, D.C. atrairam multidões - muitas crianças pequenas encheram as ruas vestidas de Capitão América à espera de conhecerem o super-herói. Tirar fotos com os fãs mais novos passou a fazer parte da rotina de Chris Evans que descreve esses momentos como a melhor parte de filmar na capital da nação e de fazer de Capitão América.
     
  15. A produção esteve em Cleveland, Ohio, durante seis semanas para filmar grandes sequências de ação do filme. A viagem trouxe os realizadores Anthony e Joe Russo de volta a casa, à cidade onde cresceram e começaram as suas carreiras cinematográficas.
     
  16. Para combater o Soldado do Inverno, o Capitão América necessita de todos os recursos que conseguir, incluindo o seu icónico escudo que ganha muito mais uso no filme. Tradicionalmente, o escudo é usado como arma defensiva mas em "Capitão América: O Soldado do Inverno", os cineastas exploraram a sua utilização enquanto arma ofensiva. O escudo conta com duas pegas e o Steve Rogers pode agarrá-las, de modo a utilizá-lo num estilo de luta oriental.
     

"Capitão América: O Soldado do Inverno" estreia em Portugal a 27 de março.