Cartaz de cinema

15 filmes para ver no MOTELX 2020

Publicado em 7 Set. 2020 às 13:22, por Samuel Andrade, em Opinião, Notícias de cinema (Temas: Síndrome do Vinagre, Festivais de cinema)

15 filmes para ver no MOTELX 2020

O filmSPOT partilha os destaques da programação da 14.ª edição do principal evento português dedicado ao cinema de terror.

Arranca hoje a 14.ª edição do Festival Internacional de Terror MOTELX que, até ao próximo dia 14 no Cinema São Jorge, irá apresentar mais de 70 filmes divididos por secções competitivas e retrospetivas.

Da programação deste ano, numa edição que decorrerá em formato alargado e adaptado às recomendações de segurança da DGS em vigor, destaque para a principal retrospetiva temática promovida pelo MOTELX: "Pesadelo Americano: Racismo e Cinema de Terror", onde será possível observar títulos de Jordan Peele, Roger Corman, ou Samuel Fuller.

Para quem busca recomendações de filmes a não perder, o filmSPOT partilha 15 títulos que poderão corresponder às expetativas dos cinéfilos apreciadores de terror.

Malasaña 32 (2020, Alberto Pintó) – Sessão de Abertura

Madrid, 1976. A família Olmedo abandona a sua aldeia, esperando que uma vida na cidade lhes traga mais prosperidade, e compra um apartamento no terceiro andar do número 32 da Rua Manuela Malasaña. Mas os Olmedo desconhecem que há mais uma presença no apartamento que adquiriram... Algo de cuja existência não se apercebem vai pôr em risco as suas vidas, e eles vão ter de se defender.

White Dog (1982, Samuel Fuller)

Julie Sawyer, uma jovem atriz, encontra um cão branco ferido na estrada e resolve adotá-lo. No entanto, o comportamento imprevisível do animal fá-la descobrir que se trata de um cão treinado para atacar pessoas negras. Keys, um tratador de animais negro, convence Julie a não o abater e a deixá-lo tentar algo quase impossível, reeducar o animal. Clássico do terror norte-americano dos anos 80, "White Dog" é pertinente metáfora em torno de uma velha questão: pode o racismo ser curado?

Sputnik (2020, Egor Abramenko) – Prémio Melhor Longa de Terror Europeia / Méliès d'argent

Devido aos seus métodos controversos, a jovem doutora Tatiana Yurievna está à beira de perder a sua licença médica. Contudo, a sua carreira pode não ter terminado. Após ser recrutada pelo exército, Tatiana é conduzida a um remoto centro de pesquisa científica para avaliar um caso muito especial, o do cosmonauta Konstantin Sergeyevich, o único sobrevivente de um acidente espacial misterioso, que regressou à Terra com uma patologia invulgar.

The Intruder – El Prófugo (2020, Natalia Meta) – Secção Serviço de Quarto

Inés trabalha como atriz de dobragens e canta num coro em Buenos Aires. Durante uma viagem idílica, sofre um episódio traumático do qual não consegue recuperar. Sofre com problemas de sono e experiência pesadelos muito vividos enquanto estranhos sons começam a emergir de dentro dela. Acordada, Inés sente-se subitamente cercada de pessoas que parecem vir dos seus sonhos.

Relic (2019, Natalie Erika James) – Secção Serviço de Quarto

Quando Edna, a matriarca idosa e viúva da família desaparece, a filha Kay e a neta, Sam, viajam até à remota casa de família para procurá-la. Edna reaparece misteriosamente da mesma forma como desapareceu, mas vem diferente. Algo a acompanha. Aclamado pela crítica, "Relic" tem sido comparado a "O Senhor Babadook" e "Hereditário".

First Love (2019, Takashi Miike) – Secção Serviço de Quarto

Depois de sair com más notícias de uma visita ao médico, o jovem pugilista Leo cruza-se com Mónica, uma call girl viciada em drogas e obrigada a trabalhar para a yakuza para pagar as dívidas do pai. A piorar a situação, ao longo da noite, os dois irão ser obrigados a lutar pela vida, contra uma tríade chinesa, polícias corruptos e assassinos. O regresso ao MOTELX do prolífico realizador japonês Takashi Miike.

Epidemic (1987, Lars von Trier) – Sessão Especial

Um realizador e um argumentista estão há um ano e meio a escrever o argumento de um filme de terror em que uma epidemia se espalha pelo Mundo inteiro. Do que eles não se apercebem é que uma verdadeira epidemia está a desenvolver-se à volta deles. Um dos filmes marcantes dos primeiros anos da carreira do dinamarquês Lars von Trier.

Host (2020, Rob Savage) – Secção Serviço de Quarto

Seis amigos contratam uma médium para fazer uma sessão espiritual via Zoom durante a quarentena. Mas rapidamente se apercebem de que a experiência irá para além do esperado. Quando um espírito maligno invade as suas casas, os seis amigos começam a temer não conseguir sobreviver àquela noite. Filmado durante as restrições impostas pela pandemia da COVID-19, "Host" é uma síntese perfeita do tempo atual em que vivemos.

La Llorona (2019, Jayro Bustamante) – Secção Serviço de Quarto

Enrique Monteverde, um general acusado de genocídio na Guatemala, é absolvido em julgamento, deixando o povo revoltado. É então que o espírito de La Llorona surge a vaguear entre os vivos, para concretizar a vingança que o julgamento não conseguiu fazer. História de terror e fantasia, que parte do conto do folclore da América Latina "A mulher que chora" para criar uma metáfora urgente da história recente da Guatemala e das suas feridas políticas que ainda não sararam.

Saint Maud (2019, Rose Glass) – Secção Serviço de Quarto

A enfermeira Maud é encarregue de cuidar de Amanda, uma bailarina famosa fragilizada pela doença e confinada na sua mansão isolada. Amanda sente-se intrigada pela religiosidade da jovem enfermeira, mas Maud não é aquilo que aparenta. É atormentada por um violento segredo do seu passado e por mensagens estáticas que ela acredita virem diretamente de Deus. À medida que a sua noção do real se desfaz, os cuidados de Maud convertem-se numa missão mortífera para salvar a alma de Amanda, custe o que custar.

The Intruder (1962, Roger Corman) – Retrospetiva "Pesadelo Americano: O Racismo e o Cinema de Terror)

Início dos anos 60. O agitador racista Adam Crane chega à localidade sulista de Caxton com o intuito de incitar a revolta violenta da população branca local contra a recente lei de integração da minoria negra nas escolas. Um dos filmes mais pessoais de Roger Corman, tem como protagonista um jovem William Shatner, anos antes de encarnar o Capitão Kirk de "O Caminho das Estrelas".

Antebellum (2020, Gerard Bush e Christopher Renz) – Secção Serviço de Quarto

A escritora de sucesso Veronica Henley encontra-se presa numa realidade horrífica, e deve deslindar este alucinante mistério antes que seja demasiado tarde. Com a cantora Janelle Monáe no seu primeiro papel enquanto protagonista, a estreia deste filme tem apostado no mais absoluto secretismo.

Leap of Faith: William Friedkin on The Exorcist (2019, Alexandre O. Philippe) – Secção Doc Terror

Um ensaio cinematográfico sobre "O Exorcista", "Leap of Faith: William Friedkin on The Exorcist" explora as profundezas desconhecidas da mente de William Friedkin, as nuances do seu processo de rodagem e os mistérios da fé e do destino que moldaram a vida e a filmografia do realizador.

Cavalo Dinheiro (2014, Pedro Costa) – Secção Quarto Perdido

Enquanto os jovens capitães marcham por Lisboa, durante a Revolução de Abril, o povo do bairro das Fontainhas, na Amadora, segue à procura de Ventura, que se perdeu na floresta. Hoje, demolido em nome do progresso, o bairro já não existe. Perdido num país assombrado pela guerra colonial, pela revolução e pela descolonização, Ventura revisita os seus fantasmas pessoais que se moldam aos fantasmas de Portugal.

The Rental (2020, Dave Franco) – Sessão de Encerramento

Dois casais, numa escapadela junto ao mar, começam a suspeitar que o anfitrião da casa aparentemente perfeita que alugaram está a espiá-los. Rapidamente, o que deveria ter sido uma viagem comemorativa de fim de semana transforma-se em algo muito mais sinistro, à medida que segredos bem guardados são expostos e os quatro velhos amigos veem-se sob uma luz totalmente nova. A estreia na realização do irmão de James Franco, "The Rental" alimenta-se dos medos e perigos que o "alojamento local" pode sugerir.

A programação completa, eventos especiais e masterclasses do MOTELX 2020 podem ser consultados na página do Festival.